Museu de Assis recebe verbas para melhorias

• 29/03/2018 - 18:00

O Museu de Arte Primitiva da Secretaria Municipal de Cultura de Assis foi contemplado recentemente com edital para Salvaguarda de Acervos Museológicos no valor de R$ 74.950,00, destinado para melhorias na reserva técnica do respectivo local.

O Programa de Ação Cultural,  o PROAC, é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e visa garantir, através da liberação do recurso, mais condições no armazenamento do acervo.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura, Emerson Gonçalves, entre as ações do Programa constam a aquisição de mobiliário específico para guarda de obras de arte, a realização de um novo inventário do que em breve poderá ser consultado online, a limpeza e a correta armazenagem das obras.

Ele ressaltou ainda que instrumentos para monitoramento de temperatura e umidade do ar e estudo para gestão de riscos em museus também estão dentro das benfeitorias para o MAPA.

“O Museu Municipal de Assis é considerado hoje, talvez o museu mais representativo em arte primitiva do Brasil. Possui cerca de 1.300 exemplares dos mais importantes artistas, como Chico da Silva, Waldomiro de Deus, Agostinho Batista de Freitas, Djanira, José Antônio da Silva, Bajado, Antônio Poteiro, e, claro, o assisense Sebastião Theodoro Paulino da Silva, o Ranchinho”, destacou Emerson.

Em Assis, o Programa conta com o apoio e parceria do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa da Unesp, a consultoria do Prof. Dr. Oscar D’Ambrosio e do Instituto  Cultural Anastassiadis através do secretário Executivo Luiz Da Silva Filho.