Secretaria de Cultura cria Escola Municipal de Música de Assis

• 22/05/2018 - 12:00

A Secretaria Municipal de Cultura amplia seus projetos e cria a Escola Municipal de Música, que funcionará em prédio próprio, recentemente reformado, onde funcionava a Ascabama, na Rua João Pessoa.

A partir da criação da Escola, Ascabama deixa de gerir a Banda Municipal e passa a ser parceira da Secretaria nesse projeto.

A Escola de Música trabalha em 3 frentes. A primeira é a Banda Municipal que terá prosseguimento e tem a partir de segunda-feira, 28, inscrições para novos alunos. A intenção é resgatar o projeto Banda na Praça em que a Banda Municipal se apresenta semanalmente em diferentes praças da cidade e outros espaços.

O segundo projeto da Escola é criar uma Orquestra com músicos profissionais, que podem procurar a Secretaria para se inscreverem.

O terceiro projeto é atender alunos acima de 6 anos em aulas musicais de sopro (saxofone, clarinete, trombone, trompete, flauta transversal, flauta doce, entre outros instrumentos). Também serão oferecidas aulas de corda (violino, violoncelo e viola) e aulas de percussão(bateria e outros instrumentos em geral). Aulas serão gratuitas e oferecidas nos períodos da manhã, tarde e noite.

"Nós estamos criando a Escola Municipal de Música porque queremos promover o acesso aos bens culturais e promover a sua descentralização. Vamos priorizar os trabalhos nos bairros periféricos para futuramente trazermos os alunos para apresentações no Centro da cidade e em equipamentos públicos", diz o secretário de Cultura, Emerson Gonçalves.

Para o prefeito José Fernandes, esse é mais um investimento cultural. "Nós estamos ampliando as oportunidades de todo cidadão se inserir no mundo cultural e essas ações visam exatamente  isso, além de ser um novo instrumento para descobrir talentos e oferecer serviços públicos", diz o prefeito.

Todos os projetos da Escola Municipal de Música são gratuitos, funcionarão na Rua João Pessoa, 50 A, onde as inscrições podem ser feitas.

Não há necessidade de ter instrumento musical para fazer aulas de música ou participar da Banda, porém, se o aluno quiser usar seu instrumento será permitido.

As aulas terão início na primeira semana de junho.