Prefeitura assumirá controle do transporte coletivo

• 03/07/2018 - 17:07

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 3, no gabinete do prefeito José Fernandes foi divulgado que a Prefeitura de Assis assumirá a partir do dia 8 de agosto o transporte coletivo urbano.

A decisão de municipalizar esse serviço se deve ao fato de que a Prefeitura gasta em torno de R$ 150 mil por mês de subsídio à atual empresa que operacionaliza o transporte, valor que geraria uma grande economia aos cofres municipais. O contrato foi feito em caráter emergencial no início do ano e se encerra no dia 7 de agosto.

Levando-se em consideração que entre 30 e 35% da população paga pela passagem e o restante usa de forma gratuita amparada por lei, é oneroso para a Prefeitura pagar para uma empresa terceirizada a quilometragem percorrida. Atualmente passam pelos ônibus cerca de 85 mil passageiros por mês.

Na coletiva o prefeito José Fernandes afirmou que o preço das passagens será os mesmos R$ 4,00 cobrados atualmente, mas com um benefício aos usuários dos finais de semana.

“Aos sábados, domingos e feriados os munícipes terão o direito de andar de graça nos ônibus. Vamos manter o valor dos bilhetes para cobrir as nossas despesas, teremos garagem, motoristas e ônibus próprios. O que precisamos é racionalizar nossas despesas e é isso que estamos fazendo”, reitera Fernandes.

Será criado um departamento dentro da Secretaria de Obras para operacionalizar o transporte público coletivo urbano. Além disso, será feito um processo seletivo emergencial para a contratação de motoristas e um processo de licitação para compra dos ônibus.