Alunos da FEMA apresentam pesquisas em renomado congresso


  • 26/09/2018 - 14:43

Alunos do curso de Química Industrial, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), apresentaram artigos científicos no 19º Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA) que, nesse ano, foi realizado juntamente com o 7º Congresso Iberoamericano de Química Analítica (CIAQA), na cidade de Caldas Novas-GO, entre os dias 16 e 19 de setembro de 2018.

O aluno da quarta série do curso, Daniel H. S. Sena, apresentou a pesquisa que é fruto de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulada “Determinação de compostos bioativos e atividade antioxidante em licor de resíduo de Seriguela (Spondias Purpúrea)”. A pesquisa da aluna, também do último ano da graduação, Victoria Pais Joselina, do mesmo modo foi apresentada no congresso por Daniel, sendo essa intitulada “Determinação de compostos bioativos e atividade antioxidante em licor de resíduo de
Amora-Preta (Rubus Sp.)”.

Ambos os trabalhos científicos foram realizados sob orientação do professor mestre Alexandre Mazalli, da FEMA, em parceria com alunos de graduação e pós-graduação do laboratório de Desenvolvimento de Instrumentação e Automação Analítica (DIA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). “As pesquisas apresentadas seguem com o que já trabalho, com foco nos resíduos de frutas, buscando extração de moléculas bioativas ao organismo, agregação de valor aos resíduos com aplicação em novos produtos e, quando possível, diminuição de impactos ambientais”, explicou o professor Alexandre.

O ENQA ocorre há 30 anos, sendo o maior e mais importante evento científico de Química Analítica do Brasil e um dos principais eventos de Química da América Latina. Ele promove fóruns de discussões através de conferências, palestras, sessões coordenadas, workshops, minicursos e apresentações de trabalhos em pôsteres. A FEMA fomenta e incentiva a realização de pesquisas de Iniciação Científica e, muitos dos trabalhos realizados, já foram submetidos em congressos renomados, como o ENQA, levando o nome da Instituição para grandes eventos por meio de seus alunos e professores.

Em 2018, o aluno Daniel já apresentou uma de suas pesquisas durante a 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ), o maior congresso químico nacional, que aconteceu nos dias 21 e 24 de maio, em Foz do Iguaçu (PR). Assim como ele, a ex-aluna do curso de Química Paula Consoli também esteve nesse encontro da RASBQ para expor seu trabalho. A participação em eventos desse porte não só é importante para o estímulo à pesquisa ou para o nome da Instituição, mas também enriquece o currículo de quem faz a apresentação.


Informativo

Cadastre-se e fique por dentro das notícias da Prefeitura de Assis.

Acesse aqui

AssisDigital.com

Conheça o Catálogo de Serviços Digitais. É fácil e prático.

Acesse aqui

Curta