Dia da Saúde Mental é comemorado com diversas atividades

Confira a programação:

DIA 10/10/2018 – QUARTA-FEIRA

OFICINAS E RODAS DE CONVERSA NOS TERRITÓRIOS

I. O cuidado do sofrimento psíquico da criança e do adolescente para além da medicação

Local: Galpão Cultural – Centro

Convidada: Luciana de Souza Gomes (Secretaria Saúde Assis)

II. Atenção Psicossocial, Clínica Ampliada e o cuidado do sofrimento psíquico intenso

Local: Salão de Educação Permanente (CAPS II) – Centro

Convidada: Mayara Bonora Freire (CAPS AD de Ourinhos)

III. Economia Solidária, Promoção de Saúde e processos de trabalho criativos

Local: Centro Comunitário – Vila Maria Isabel

Convidadas: Giovana Domingos da Silva (Núcleo de Estágio Clinic@rte) e Ana Maria Rodrigues de Carvalho (Incop Unesp-Assis)

IV. O cuidado do sofrimento psíquico relacionado ao uso abusivo de álcool e outras drogas, a demanda da população em situação de rua e a articulação das redes intersetoriais

Local: Polo Academia da Saúde – Vila Progresso

Convidados: Felipe Ferreira Pinto (Secretaria Assistência Social Ourinhos), Bárbara Bella Urban (Consultório de Rua de Embu das Artes)

13h30 às 16h30

V. Saúde Mental e o combate às violências e opressões: racismo, violência contra as mulheres, LGBTfobia e ofertas de cuidado à população LGBTs (Resoluções CFP 01/99, 01/2018)

Local: CEU – Pq. Colinas

Convidados: Lorena Stella da Cunha França (Assis), Ester Maria Horta de Paula e Carolina Cristal Ferreira (Roda Terapêutica das Pretas - SP), Mônica da Silva (Zimbauê - Instituto do Negro de Assis), Fernando Teixeira (UNESP-Assis)

VI. Saúde Mental e convivência comunitária: o direito à cidade

Local: Galpão Cultural

Convidada: Annelise de Souza Denzin (CAPS AD Campinas)

VII. Promoção de Saúde e prevenção de suicídio

Local: Anfiteatro da FEMA

Convidados: Daniel Augusto da Silva (UNIFESP/FEMA) e José Aparecido Alves de Oliveira (UPA Assis)

18h às 22h – FEIRA CULTURAL

Local: Câmara Municipal

Apresentação musical: “O Outro Lado da Banda” (ASCABAMA)

Grupos de geração de renda: PIRASSIS e Mulheres Artesãs (Polo Academia da Saúde)

19h às 21h – MESA DE ABERTURA

Local: Câmara Municipal

“O SUS que dá certo”: compartilhamento de práticas exitosas

Convidadas: Luciana de Souza Gomes (Secretaria da Saúde de Assis), Ester Maria Horta de Paula e Carolina Cristal Ferreira (Roda Terapêutica das Pretas - SP), Annelise de Souza Denzin (CAPS AD Campinas)

Mediadora: Elizete Mello da Silva (Câmara Municipal)

21h às 22h – SARAU CULTURAL

Local: Estacionamento da Câmara Municipal

Apresentação musical: Banda Lokonaboa (acústico)

DIA 11/10/2018 – QUINTA-FEIRA

Local: Galpão Cultural

8h às 10h – PLENÁRIA

Estratégias de enfrentamento do cenário atual de retrocessos na PNSM e de desmanche do SUS

Mediadoras: Sônia Romeiro da Costa (CAPS Paraguaçu Paulista) e Márcia Tozzi (CAPS Cândido Mota)

I. Apresentação e discussão dos produtos das oficinas/rodas (Relatores das oficinas)

II. Micropolítica e enfrentamento do cenário atual: levantamento de propostas de resistência, rearticulação do Fórum Regional de Saúde Mental e do evento Saúde na Roda e outras possibilidades

10h às 10h30 – CAFÉ COM CAPOEIRA

Convidados: Capoeira do CAPS II de Assis

10h30 às 12h30 – MESA DE ENCERRAMENTO

Saúde Mental na contemporaneidade: crise política/social/econômica e adoecimento psíquico

Convidado: Silvio Yasui (UNESP-Assis)

Mediadoras: Márcia Tozzi e Sônia Romeiro da Costa

Realização: Secretaria Municipal da Saúde de Assis, Conselho Regional de Psicologia (Subsede de Assis), Câmara Municipal, PIRASSIS, GALPÃO CULTURAL, ASCABAMA, UNESP, FEMA,UNIP