Secretaria da Saúde planeja reorganizar medicação judicializada

• 21/03/2017 - 17:11

O prefeito José Fernandes e o secretário Municipal de Saúde, Fabiano Morelli, estiveram reunidos nesta terça-feira, 21, para rever processos judiciais de medicamentos que são entregues à população mediante juízo.

O prefeito José Fernandes, para manter o acesso do usuário ao medicamento, reuniu gestores da Pasta para adotarem nova metodologia que garanta que os medicamentos, tanto os judicializados quanto os da rede pública, sejam de acesso a todos que precisam.

“Para garantir que o medicamento seja disponibilizado aos usuários que realmente necessitam, vamos manter um controle e analisar rotineiramente o histórico de cada paciente e criar um sistema de entrega de medicamentos para evitar a judicialização, que gera alto custo para a Prefeitura. Nós vamos garantir ao usuário o medicamento que precisa, mas precisamos rever alguns itens, como, por exemplo, se a medicação está disponível na rede e se o usuário reside em Assis ”, diz o prefeito.

A orientação é que antes de recorrer à Justiça para obter a medicação, o usuário deve procurar as farmácias para se certificar se esse item consta da relação oferecida pelo Município.

De acordo com o Secretário da Saúde, foi constado que muitos paciente que recebem    medicamentos  via Justiça não são moradores de Assis  enquanto muitos itens são disponibilizados pela rede sem necessidade de recorrer à Justiça.

“Nós temos a obrigação e o dever de atender os moradores de Assis e não de outros municípios e desde que assumimos fizemos um levantamento e constatamos que há um grande volume de judicialização de pacientes de outras cidades. Aos que moram em Assis e necessitam de medicação, procurem se informar diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, com o médico responsável, e obter informações da disponibilização do medicamento via rede pública, pois muitos usuários nem procuram saber se o medicamento é disponibilizado e já recorrem à Justiça”, lembra Morelli.

Dentre os medicamentos requeridos à Justiça estão os controlados, diabetes, hipertensão, psiquiátricos, oftalmológicos entre outros.

#Assis #Cuidandodegente #Saude