Prefeitura de Assis oferece cursos gratuitos de música

• 01/02/2019 - 12:26 | Atualizado em 04/02/2019 - 14:11

A Escola de Música da Secretaria da Cultura de Assis passa por remodelações e mudanças em sua grade de ensino, com intuito de oferecer mais qualidade musical para seus alunos.  Na nova proposta, a escola passa a oferecer cursos práticos e teóricos, com duração de quatro anos, com entrega de certificado de conclusão.

Na grade teórica a oferta é dos cursos de Teoria Musical I, II e III e Ritmica I, II e III completos, com duração de três anos. No quarto ano o aluno é introduzido em Harmonia e Poliritmia. Todos os alunos estão passando por avaliações para determinar seus níveis de conhecimento. As avaliações serão semestrais e anuais para mudanças de níveis, com presença de bancas examinatórias.

Os alunos de percussão que concluírem o nível II poderão optar por frequentarem o curso de bateria. Segundo o secretário de Cultura, Emerson Carlos Gonçalves, com esses novos cursos e o novo conteúdo programático  os alunos estarão aptos para ingressarem em faculdades e conservatórios de música, como por exemplo, o Conservatório de Tatuí-SP, conceituado como um dos melhores da América Latina e preparação para seguir carreira na área musical.  “A nossa grade docente conta com excelentes profissionais, muitos dos quais já formados pelo Conservatório de Tatuí-SP. A escola oferece cursos de sopro, cordas, percussão e bateria. Destaque também para o curso de coreografia, que compõe a Banda Municipal”, diz o secretário.

Com novo regulamento, a escola passa a seguir um novo Regimento Interno, que organizará seu funcionamento. A escola também passa a oferecer os novos cursos de guitarra, contrabaixo elétrico e formação de grupos de repertório, a partir de fevereiro de 2019. “Os grupos de repertório proporcionarão aos alunos oportunidade de tocar e interagir em grupos e se apresentarem nos eventos dentro do Município”, relata o professor de repertório e contra baixo, Rafael de Oliveira.

A nova Orquestra Municipal terá seus primeiros ensaios e pleno funcionamento também em fevereiro, o que está sendo aguardado com grande ansiedade e alegria por parte dos músicos, alunos e professores participantes. O maestro Ivaldo Flores, regente da Banda Municipal, também ocupará a batuta da Orquestra Municipal, bem como a elaboração de repertório, organização de ensaios e coordenação do curso de Teoria Musical.

“Os músicos de Assis e região estão convidados para fazerem parte dessa Orquestra, que é um sonho a ser realizado em nossa cidade”, relata o maestro.

A Banda Municipal continuará apresentando-se todos os meses em 2019, com o Projeto Música na Praça, iniciado em 2018.

Atenção para os Instrumentos e vagas disponíveis:

Flauta transversal-5 vagas; Clarinete-4 vagas; Sax Alto-3 vagas; sax Tenor-4 vagas; Sax Barítono-1 vaga; Trompa- 3 vagas; Euphoneun-6 vagas; Trompete-6 vagas; trombone de vara-6 vagas; Tuba-6 vagas; Fagote-1 vaga; Oboé-2 vagas, Guitarra MPB/JAZZ- 6 vagas, Baixo elétrico-6 vagas; percussão (cajon, pandeiro, caixa, xilofone, bells, tamborim, etc.) - 10 vagas; violoncelo-4 vagas; violino-6 vagas; viola de arco-8 vagas; corpo coreográfico-6 vagas para sexo feminino (de 8 a 11 anos).

As matrículas estarão abertas a partir de 4 de fevereiro, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h. Idade mínima para matricular-se é 6 anos. Levar uma foto 3x4, xerox do RG, CPF e comprovante de residência.

O endereço da Escola de Música é Rua João Pessoa, 50 A e informações podem ser obtidas pelo número de telefone 3322-2691.