ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Assis sai da 641ª posição do Estado e alcança 160ª posição do Brasil em transparência


  • 26/02/2019 - 11:45
  • Informação publicada há mais de 90 dias

Foto: Departamento de Comunicação

O Município de Assis que em 2015 obteve nota zero em transparência, conforme Portal da Transparência do Governo Federal, e ocupava a 641ª posição do Estado de São, passou a ocupar a 160ª posição do Brasil, em 2018, recebendo a nota 8,09.

O resultado do ranking foi divulgado nesta sexta-feira, 22, pela Escala Brasil Transparência  – Avaliação 360º, do Ministério da Controladoria-Geral da União,, em que a média das administrações municipais foram de 6,50, e Assis obteve 8,09, e uma excelente colocação no ranking brasileiro.

Das cidades da região, que também foram avaliadas, somente Presidente Prudente está posicionada no ranking acima de Assis, com a nota 8,26, na 139ª posição.

“Desde que assumimos a Administração Municipal temos o compromisso de sermos um governo transparente porque a população paga seus impostos e têm o direito, e também obrigação, de saber como sua cidade está sendo administrada. Eu sempre disse que somos um governo transparente e agora temos a comprovação disso. Saímos de uma nota zero em transparência e chegamos a 8,09. Isso é motivo de orgulho para nós e deve ser para a população também”, considera o prefeito José Fernandes.

Ao todo, foram avaliados 691 entes federativos com mais de 50 mil habitantes, com base nas estimativas de 2017 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, universo que abrange quase 70% da população brasileira. 

A Escala Brasil Transparente é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. Para cumprir a Lei de Acesso à Informação, os portais devem oferecer à população, de uma forma geral, dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outros. 


 

 


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta