Assis sai da 641ª posição do Estado e alcança 160ª posição do Brasil em transparência

• 26/02/2019 - 11:45
  • Informação publicada há mais de 90 dias

O Município de Assis que em 2015 obteve nota zero em transparência, conforme Portal da Transparência do Governo Federal, e ocupava a 641ª posição do Estado de São, passou a ocupar a 160ª posição do Brasil, em 2018, recebendo a nota 8,09.

O resultado do ranking foi divulgado nesta sexta-feira, 22, pela Escala Brasil Transparência  – Avaliação 360º, do Ministério da Controladoria-Geral da União,, em que a média das administrações municipais foram de 6,50, e Assis obteve 8,09, e uma excelente colocação no ranking brasileiro.

Das cidades da região, que também foram avaliadas, somente Presidente Prudente está posicionada no ranking acima de Assis, com a nota 8,26, na 139ª posição.

“Desde que assumimos a Administração Municipal temos o compromisso de sermos um governo transparente porque a população paga seus impostos e têm o direito, e também obrigação, de saber como sua cidade está sendo administrada. Eu sempre disse que somos um governo transparente e agora temos a comprovação disso. Saímos de uma nota zero em transparência e chegamos a 8,09. Isso é motivo de orgulho para nós e deve ser para a população também”, considera o prefeito José Fernandes.

Ao todo, foram avaliados 691 entes federativos com mais de 50 mil habitantes, com base nas estimativas de 2017 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, universo que abrange quase 70% da população brasileira.

A Escala Brasil Transparente é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. Para cumprir a Lei de Acesso à Informação, os portais devem oferecer à população, de uma forma geral, dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outros.