Alunos recebem verduras do Projeto Escola Comunidade da Unimed Assis

• 03/06/2019 - 08:00

Cerca de 100 alunos dos 4º e 5º anos da escola EMEIF Prof. João Luiz Galvão Ribeiro colheram nesta quinta-feira, 30,  alfaces do Projeto Escola Comunidade – 1º modulo: Alimentação Saudável.

Idealizado e executado pela Unimed/Assis  com o apoio da Unidade Escolar e demais parceiros como os alunos do curso de Biologia da Universidade Estadual Paulista- UNESP, o projeto visa à conscientização de uma alimentação saudável através do engajamento das mães, familiares, professores, equipes gestoras e alunos.

As verduras e legumesp foram plantados em uma horta nas dependências da escola. Cada canteiro conta com uma espécie alimentar diferente, que foi plantado na muda pelos alunos de todas as séries da unidade, ou seja, do 1º ao 5º ano.

Conforme as verduras e os legumes estiverem no tamanho exato para o consumo, os alunos responsáveis pelo seu platinou promovem a sua colheita e levam os alimentos para suas casas para o preparo e alimentação.

A direção da Unidade do bairro Jardim 3 Américas II conta com o auxilio do agente escolar, Salvador Gonçalves Junior, formado em Engenharia Agrônoma, responsável por administrar os cuidados necessários para a manutenção da horta que conta com um vasto número de legumes e verduras.

O projeto conta também com a participação da Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal da Educação – (SME), com a supervisora de ensino Nelma Viviane,  e também com  o engajamento da vice-diretora da Unidade, Thais Navarro, e da coordenadora Cristiane Gonçalves.

Etapas de desenvolvimento do Projeto

Primeiramente a Unimed encaminhou uma nutricionista para avaliação nutricional de cada aluno da escola.  Uma sondagem observou os níveis de desnutrição e sobrepeso. A partir desta avaliação as mães foram convidadas para uma orientação, tanto da importância da alimentação saudável, quanto da sua efetiva participação nas ações escolares de seus filhos.
Após este primeiro passo iniciou-se o cultivo dos alimentos na horta escolar, com apoio da UNESP, dos alunos e do agente escolar.

De acordo com a coordenadora de responsabilidade social da Unimed-Assis, Ligia Bellini, o projeto é  piloto, realizado na Escola João Luiz com a execução de seu 1º módulo : Alimentação Saudável envolvendo todos os alunos, do 1º ao 5º ano, porém outros módulos serão posteriormente realizados.

A proposta visa coletar amostras de dados e posterior resultado da iniciativa a médio e longo prazo.