Programação cultural para o mês de agosto


  • 02/08/2019 - 14:39 | Atualizado em 02/08/2019 - 14:50

Foto: Departamento de Comunicação

De agosto a dezembro - Exposição nos Trilhos do Tempo

A Secretaria Municipal de Cultura dará continuidade à visitação da exposição "Nos Trilhos do Tempo", instalada no Espaço Memória, na sede da pasta, neste segundo semestre.

"A Estação Ferroviária de Assis foi mais uma parada para os trens da Estrada de Ferro Sorocabana, construída para trazer o café nas pontas de seus trilhos. Já no século XX, a construção de novos trechos tornava viável a ocupação da última mancha verde do estado de São Paulo: o oeste, o sertão como foi chamado. Um pouco desse processo está nas fotografias, mapas, objetos, documentos escritos e outros rastros de memória e de história aqui reunidos".

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, na Secretaria Municipal de Cultura, que fica na Avenida Rui Barbosa, 14.

 

Até final do mês de agosto- Aulas semanais gratuitas de Canto Coral para crianças, jovens e adultos, com o Projeto VOCALIZE pelo Proac Municípios;

Local: Escola Municipal de Música, Rua João Pessoa, 50A-Centro

Horários: Coral infanto Juvenil- às terças-feiras das 9h às 11h e das 14h às 16h

Coral Master das 19h30 às 21h

Às quintas-feiras das 18h às 19h

Entrada gratuita

 

Secretaria de Cultura abre vagas para diversas oficinas

A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas para oficinas de teatro, ballet adulto, ballet baby a partir de 5 anos completos, dança contemporânea para iniciantes e intermediário.

As inscrições são realizadas no Teatro Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13 às 17 h.

É necessária apresentação do RG e 2 fotos 3x4 do aluno.

 

03/08 a 04/10- Cerimônia de abertura do Projeto Ayabá Sinestesia no MAPA (Parque Buracão) - Resumo: Por seu caráter popular e seus desdobramentos na arte, a cultura afro-brasileira se faz presente na vida dos artistas envolvidos. Desta forma, a instalação Ayabá Sinestesia emite luz à essa cultura e, alegoricamente a traz em evidência nessa EXPOSIÇÃO. Há ainda, ações formativas afim de afinar o diálogo entre cultura afro-brasileira e a cena artística contemporânea no município de Assis-SP. Projeto contemplado pelo Proac Municípios, Governo do Estado, Secretaria de Cultura do Estado e Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura de Assis-SP. Ação formativa: discussão sobre os processos criativos, relevância e justificativa da instalação, com Lara Bottos e Cléber Tasquin.

Debates, mesas redondas e exposição.

Local: Museu do Mapa

Horário 20h30

Entrada gratuita

 

03/08 - No sábado, 3 de agosto, às 15 horas, equipe da Secretaria estará no bairro Pacaembu para realizar a inscrição dos moradores daquela região que desejam participar de alguma das oficinas oferecidas no Teatro. Na ocasião, haverá apresentações de ballet no local.

Mais informações pelo número de telefone (18) 3322-2613.

 

11/08 - Aulão Dance Hits da SMC- Projeto Curt'Assis- Prof.Cris Borges-

“Aulão” Livre para todos

Local: Parque Buracão

Horário: 16h

Entrada gratuita

 

13/08 – 1ª Reunião e Encontro dos Museus da Região do Vale Paranapanema, através do SISEM (Sistema Estadual de Museus), Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura de Assis-SP.

O encontro reúne os profissionais dos municípios que atuam no campo do patrimônio cultural e museológico, convidados a comparecer a esse evento, trazendo suas contribuições e sugestões de trabalho, com o objetivo de fortalecer a área de museologia.

Local: MAPA (Museu de Arte Primitiva de Assis, “José Nazareno Mimessi”)

Horário: das 9h às 17h

Entrada gratuita

 

17/08 - Apresentação do Projeto Banda na Praça da Secretaria Municipal de Cultura através do projeto Curt'Assis

Local: Vila Adileta

Horário: 20h

Entrada gratuita

 

17/08- Apresentação do Projeto "To Beat or Not to Beat”.

Sinopse: uma viagem sonora às batidas do interior" é uma websérie documental sobre a cena de produtores musicais na cidade de Assis. Dividida em quatro episódios, a série mergulha no universo do hip hop pela estética dos beatmakers Diego Max (Out Track Records), Diego Akio (Korsain), Gabriel Franco (Xathoi) e Mateus Calderan (Mateuzinho Umbigaê), revelando quais foram suas principais técnicas, influências, dificuldades e estratégias que permitiram uma projeção nacional do seu processo de criação. O documentário é um projeto contemplado pelo ProAC Municípios -Concurso de Apoio a Projetos de Produção Artística e Cultural na categoria Hip Hop, atavés do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa , Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura de Assis e Galeria OFF.

Programação:

Lançamento da websérie: To Beat or Not to Beat: uma viagem sonora às batidas do interior.

Local: Cinema Municipal “Piracaia”

R. Brasil, 15 - Centro, Assis/SP (Em frente à Praça Arlindo Luz

Horários: Abertura: 19h

Exibição: 20h

Conversas com o diretor, produtores e entrevistados: 21h

Coquetel de lançamento: 21h30

Festa de Lançamento: 22h

A festa ocorrerá na OFF Gallery com discotecagem Live Beat + projeções visuais

Endereço: Av. Independência, 210 - Jardim Faria, Assis/SP

Line UP

• Xathoi

• Korsain

• Out Track Rec

• Umbigaê

Entrada gratuita

 

18/08 - Aulão de Capoeira da SMC, Projeto Curt'Assis, com Prof. Alan

Aulão livre para todos

Local: Parque Buracão

Horário: 16h

Entrada gratuita

 

18/08 - Exibição e Debate: To Beat or Not To Beat, pelo Proac Municípios;

• Debate com os entrevistados na OFF GALLERY sobre a cena musical

em Assis e a produção do Documentário;

Local: OFF GALLERY- Endereço: Av. Independência, 210 - Jardim Faria, Assis - SP

Horário: das 19h30 até 23h30

Entrada gratuita

 

24/08 - I Festival de Mangá- parte 2 -Repetição do evento apresentado dia 16 de julho de 2019, no Cinema Municipal.

Exposição de mangás, feira de trocas de mangás, apresentação do grupo de taiko Goujou Wadaiko, video games, exibição de animes, entre outras inúmeras atividades.

Horário: 20h

Local: Cinema Municipal “Piracaia”

Entrada gratuita

 

23 a 25/08 - Festa das Culturas de Matriz Africana

Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, através do ProAC Municípios, entre os dias 23 a 25, serão realizadas pela Associação Quintal África e os Angoleiros do Interior, várias atividades artísticas na Festa Gratuita das Culturas de Matriz Africana, no Parque Universitário, rua João Batista Ribeiro Netto, 1173.

 

28 e 29/08 -Encontro Paulista de Museus do Oeste Paulista. Temáticas de discussão: “Infraestrutura e Segurança em Museus” e “Gestão e Governança Museológica”.

Horário: a definir

Local: Sesc de Bauru

Entrada gratuita

 

31/08- Festa do Folclore- Festa típica, integrada ao Calendário de Atividades da SMC, com intuito de manter as tradições culturais e folclóricas de nossa cidade e região. A festa terá em sua programação shows musicais, modas de viola caipira, catira, entre outros espetáculos e barracas com comidas típicas, em prol da entidades assistenciais de nosso município.

Horário: início às 19h

Local: Casa de Taipa

Entrada gratuita


Informativo

Cadastre-se e fique por dentro das notícias da Prefeitura de Assis.

Acesse aqui

AssisDigital.com

Conheça o Catálogo de Serviços Digitais. É fácil e prático.

Acesse aqui

Curta