Encontro dos Museus acontece em Assis nesta terça-feira, 13

• 12/08/2019 - 15:56 | Atualizado em 14/08/2019 - 10:01

Nesta terça-feira, 13, será realizado no MAPA - Museu de Arte Primitiva de Assis, das 9h às 17h, o Encontro dos Museus da Região do Vale do Paranapanema, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.

Foram convidados secretários municipais e profissionais que atuam no campo da cultura, em museus ou em projetos de preservação do patrimônio cultural da região.

O encontro faz parte da agenda de trabalhos do Sistema Estadual de Museus – SISEMSP, ligado ao Governo do Estado de São Paulo e à sua Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Foram criadas representações regionais do SISEMSP que atuam em todo o Estado, de forma a articular as iniciativas de natureza museológica existentes nas diversas regiões administrativas do Estado, facilitando o mapeamento das instituições e identificando suas principais demandas de apoio e de orientação para seu fortalecimento e desenvolvimento.

Ao final das discussões será elaborado um Documento Final, que dará inicio a novas etapas de trabalho no sentido de definir diretrizes para uma política cultural regional de preservação do patrimônio cultural e de desenvolver uma rede institucional congregando as diversas iniciativas locais, sejam museus, projetos envolvendo acervos museológicos ou outras iniciativas preservacionistas de igual valor.

Outro objetivo importante do encontro é criar um grupo que será encarregado de elaborar o Guia dos Museus e Instituições Culturais do Vale do Paranapanema.

Essa reunião cria a oportunidade de promover discussões, cujos resultados serão encaminhados a dois futuros eventos, o Encontro Paulista de Museus – Oeste, que acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto no SESC-Bauru e as Conferências Municipais de Cultura.