FEMA sedia encontro “Rede Proteção” da APAE

• 03/04/2017 - 11:00

A Fundação Educacional do Município de Assis sediou na sexta-feira, 31, o seminário “Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência”, ação promovida pela APAE e pelo CONDECA, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente.

A professora Dedé, vereadora de Assis e vice-diretora da FEMA, é uma das principais incentivadoras do projeto. “É uma rede bastante ampla. Queremos proporcionar uma melhor qualidade de vida, no que se refere não somente à saúde, mas também a questão de inclusão social, do combate à violência, da promoção de justiça”.

Marco Aurélio Teixeira de Queiroz, psicólogo e membro da APAE de São Paulo, ministrou a palestra, ao lado da articuladora social Ohana Serafim Merlo. O profissional falou da realidade enfrentada pelos portadores de deficiência e de que forma dar assistência a esse público.

“Entendemos que a pessoa com deficiência ocupa um lugar social mais vulnerável e por isso mais suscetível a sofrer mais violações de direito”, diz o psicólogo. “Se uma pessoa com deficiência, por exemplo, não tiver uma cadeira de rodas para se locomover e uma calçada adequada para isso, ela não tem o mesmo direito que a maioria”.

Dessa forma, surge a necessidade de uma mobilização dos diversos agentes da sociedade para formar uma rede de proteção do sistema que garanta os direitos da criança e do adolescente com deficiência.

“Ao unirmos representantes de educação, de assistência, de saúde, justiça,segurança pública e tantos outros conselhos podemos maximizar os recursos que já existem e atender a mais gente”, explica Marco Aurélio.

Os poderes Executivo e Legislativo da cidade foram convidados a integrar a rede. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Luciana Barreto Fernandes, representando o prefeito José Fernandes, e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Valmir Dionizio, prestigiaram o seminário.

“A Câmara, como órgão representativo do município, não poderia deixar de estar presente”, ressalta Valmir Dionizio. “Vamos disseminar a política de rede de proteção às crianças e aos adolescentes com deficiência”.

Assis é referência nesse tipo atendimento em iniciativas como o SER (Serviço Especial de Reabilitação), da Associação Filantrópica Nosso Lar, e os projetos Fênix e Golfinho, ambos da Secretaria Municipal da Educação.

A Rede de Proteção está vinculada a APAE de São Paulo e envolve 12 cidades, dentre elas Assis. Novos encontros estão previstos para acontecer nos meses de maio, junho e agosto. A ação conta com o apoio da FEMA.

Assessoria de Comunicação FEMA

#Assis #Cuidandodegente