Teste do Pezinho diagnostica doenças e pode ser feito gratuitamente nas UBSs e ESFs em Assis

• 16/01/2020 - 08:59 | Atualizado em 16/01/2020 - 10:09

Luiza de OLiveira Belloti, hoje com 3 meses, fez o Teste do Pezinho quando nasceu e ganhou uma camiseta e uma bolsa

A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta para a importância do Teste do Pezinho, que diagnostica alguns tipos doenças.

O exame deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida que pode ser feito em todas as Unidades Básicas de Saúde.

As doenças mais frequentes que podem ser diagnosticadas são o hipotireoidismo congênito e a doença falciforme, que juntas perfazem uma média de 77% dos casos diagnosticados.

O exame é obrigatório para todos os recém-nascidos e é oferecido gratuitamente pela Rede Pública de Saúde. Quanto mais cedo for identificado algum problema e início do tratamento, menor será o risco de sequelas nas crianças, como a deficiência mental, microcefalia, convulsões, comportamento autista, fibrosamento do pulmão, crises epilépticas, entre outras complicações.

As crianças que realizam o Teste do Pezinho ganham uma camiseta e uma bolsa do Projeto Germinar e Crescer Juntas.

Abaixo seguem dias e horários para realização do Teste do Pézinho nas UBSs:

De segunda a sexta-feira:

UBS Vila Fiuza, UBS Jd. Paraná, UBS Maria Isabel, UBS Vila Ribeiro, ESF Bela Vista, ESF Cohab IV, ESF Colinas, ESF Eldorado, ESF Glória, ESF Prudenciana, ESF Vila Cláudia     , ESF Vitória, ESF Rural, ESF Santa Clara, ESF Pq Universitário.

De segunda a quinta-feira:

UBS Vila Operária

UBS Bonfim

De terça a sexta-feira:

ESF lll Américas

De segunda, terça e sexta-feira:

ESF Progresso