Saúde explica demora em resultados de exames COVID-19

A Secretaria Municipal da Saúde de Assis, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa a população os motivos da demora em receber os resultados de exames COVID-19 das amostras enviadas para a análise.

• 25/03/2020 - 10:11 | Atualizado em 25/03/2020 - 10:42
  • Informação publicada há mais de 90 dias

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Só há um laboratório público que faz a análise de amostras, que é o Instituto Adolfo Lutz, responsável pelas análises de todos os exames de todo o Brasil.

Os laboratórios particulares Fleury e Albert Einstein realizavam o exame, mas com exigência de contra prova do Instituto Adolfo Lutz.

A Secretaria informa também que não há outro laboratório que possa realizar a análise nem em Assis nem em municípios da região.

A coleta do material é bastante minuciosa e consiste em retirar com cotonete uma amostra da narina ou da boca, que é chamado de swab.

“A bancada do Adolfo Lutz está sobrecarregada com a quantidade de exames para analisar, e o exame que normalmente demorava em média 3 dias está demorando 15 dias ou mais. A Secretaria não está escondendo resultados da população, aliás, nós somos os mais interessados em termos em mãos os resultados, mas, até que chegue um resultado, o paciente suspeito é mantido em isolamento social domiciliar, ou internado se for necessário. Mas é bom deixar claro que a demora se dá pela sobrecarga de exames para serem analisados pelo Adolfo Lutz”, diz Adriano Romagnoli.