Distanciamento social em Assis é mantido abaixo do desejável nos últimos dias, segundo infectologista da Prefeitura de Assis


  • 16/04/2020 - 08:57

Foto: Departamento de Comunicação

O Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo (SIMI-SP) divulgou nesta quarta-feira, 15, que o índice de distanciamento social em Assis ainda não atingiu o índice considerável que é de 70%, segundo Wilson Luis, médico infectologista da Prefeitura Municipal de Assis, membro do Comitê de Contingenciamento e Enfrentamento da Pandemia COVID-19.

Desde que teve início o serviço, em parceria com as quatro operadores de celular do País, em 5 de março, quando Assis teve seu primeiro registro com índice de isolamento social de 36%, o menor índice foi de 31% no dia 12 de março. Somente a partir do dia 17 de março o índice começou a subir, chegando a 57% no dia 29 de março e voltou a cair a partir do dia 30 de março e atingiu seu máximo em 10 de abril, que foi de 60%.

De acordo com o infectologista do Comitê, Wilson Luis, “a adesão ideal de distanciamento social em uma cidade com mais de 100 mil habitantes, como é Assis, é de 70%, sendo que abaixo disso poderá ser difícil diminuir a velocidade de transmissão do vírus COVID-19. Além disso, há o risco de aumento súbito no número de casos podendo comprometer o sistema de Saúde e sua taxa de ocupação hospitalar. Lembrando que Assis não atende somente seus munícipes, mas de vários municípios da região, justificando neste momento a importância do distanciamento social assegurando a saúde e bem estar de todos”.

O médico infectologista adverte ainda para os cuidados com higiene pessoal e distanciamento de 2 metros entre pessoas quando se fizer necessário sair para trabalhar ou buscar por serviços essenciais. “Nós estamos trabalhando com um contingente alto de pessoas com comorbidades, e pessoas com idade acima de 59 anos, gestantes e crianças, devem permanecer  em casa, e se precisarem sair, em caso de extrema necessidade, devem manter as precauções de distanciamento de no mínimo 2 metros entre pessoas, usar máscara e praticar lavagem das mãos ao saírem e entrarem em casa”, orienta o médico.


Informativo

Cadastre-se e fique por dentro das notícias da Prefeitura de Assis.

Acesse aqui

AssisDigital.com

Conheça o Catálogo de Serviços Digitais. É fácil e prático.

Acesse aqui

Curta