Assis confirma 106 casos de Dengue em 48 horas

• 16/04/2020 - 17:00 | Atualizado em 17/04/2020 - 11:41

A Secretaria Municipal da Saúde de Assis confirmou nesta quinta-feira, 16, que há na cidade 400 casos positivos de Dengue, sendo 106 casos confirmados em apenas dois dias.

Rodrigo Caetano, coordenador de Endemias, alerta para o alto número de casos confirmados em curto espaço de tempo e orienta os moradores que intensifiquem os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, principalmente durante o período de pandemia do COVID 19.

De acordo com Rodrigo, um comparativo feito de 2019 mostrou nesse mesmo período de janeiro a abril um total de 582 casos confirmados, 182 a mais que nesse ano de 2020. Em 2014 foram confirmados 967 casos; em 2015 foi registrado o máximo de casos confirmados em Assis, que chegaram a 4.764. Durante o ano de 2016 houve queda para 148 casos; em 2017 foram 15 casos; em 2018 apenas 12 casos; e em 2019 houve um aumento considerável saltando para 2.522 casos confirmados.

“Estamos vivendo um momento bastante apreensivo por parte da população em relação à COVID-19, mas precisamos combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e isso, nesse momento, depende que cada munícipe faça sua parte, ou seja, cuide de eliminar os criadouros. A Dengue também mata e a limpeza dos quintais e terrenos se faz primordial especialmente nesse período do ano em que há casos da doença”, recomenda Rodrigo.

O coordenador ressalta ainda que os agentes de Endemias estão atuando em outras frentes no combate ao coronavírus, por isso as visitas às residências estão interrompidas temporariamente.

“É essencial que os moradores façam a sua parte eliminando todo e qualquer recipiente que possam acumular água parada”, orienta Rodrigo.