Assis tem queda considerável de isolamento social e marca 45% nesta quinta-feira, 16

• 17/04/2020 - 16:13

O Governo do Estado de São Paulo atualizou nesta sexta-feira, 17, o índice de isolamento social das cidades de todo o Estado e mostrou que Assis atingiu 45% de isolamento no dia 16 de abril, bem diferente do dia 10 de abril, quando teve seu mais alto índice em 60%.

Esse foi o segundo índice mais baixo do Município desde o início da quarentena, sendo o primeiro mais baixo apontado em 12 de março com 31%.

Em apenas 24 horas, outras cidades também apresentaram quedas na porcentagem de isolamento social. Ourinhos que estava com 52% caiu para 51%; Marília com 46% passou para 45%; e Presidente Prudente que tinha 43% teve queda para 39%.

Para o médico o infectologista da Prefeitura Municipal de Assis e membro do Comitê de Contingenciamento e Enfrentamento da Pandemia COVID-19, Wilson Luis, o gráfico mostra que o número de pessoas em isolamento social está diminuindo, ou seja, as pessoas estão de certa forma relaxando e não permanecendo em suas residências.

Segundo o médico, o índice ideal de distanciamento social em cidades com mais de 100 mil habitantes é de 70%, e com a queda desse isolamento as chances de haver aumento de casos positivos da doença é alta.

“É importante que a população mantenha o isolamento social, pois se o índice continuar abaixo do esperado, o sistema de Saúde pode ficar comprometido com a falta de leitos hospitalares, e no caso de Assis, o Município também receberá pacientes de outras cidades para tratamento da doença”, alertou Wilson.

O médico orienta ainda que as pessoas tenham consciência da gravidade da doença e sigam à risca as recomendações necessárias para o enfrentamento da doença, que são manter distância mínima de 2 metros entre pessoas, usar máscaras e lavar   mãos com água e sabão ao saírem e entrarem em casa.