Leitos COVID do SUS em Assis são referências para outros 12 municípios

• 28/05/2020 - 13:10 | Atualizado em 28/05/2020 - 13:11
  • Informação publicada há mais de 90 dias

Leito do Hospital de Campanha

Desde o início da pandemia do COVID-19 em todo o país órgãos de Saúde têm se programado com diversas ações para combater a doença, principalmente hospitais públicos com a destinação de leitos para tratar pacientes suspeitos e confirmados pela doença.

Em Assis, o Hospital Regional tem 6 leitos de UTI e 14 leitos de clínica médica disponíveis para tratar COVID-19 e a Santa Casa tem disponíveis 5 leitos de UTI e 10 leitos de clínica médica,  exclusivamente para atendimentos SUS para tratar pacientes de Assis e outras 12 cidades da região. Todos esses leitos são controlados pelo Estado.

O Hospital de Campanha, recém-entregue à população, tem disponíveis vários leitos, 1 sala de estabilização e 1 semi UTI com respiradores.

Os leitos do Hospital Regional podem ser destinados para até 25 municípios, de acordo com a sua área de abrangência.

“A taxa de ocupação de leitos e UTIs ainda não atingiram o nível de saturação, mas autoridades da saúde orientam para o uso constante de máscara, entre outras ações de prevenção da doença, para evitar a disseminação do vírus que pode acarretar de muitas pessoas ficarem doentes e haver um colapso nos hospitais que temos para tratar a doença”, diz Adriano Romagnoli, secretário Municipal da Saúde de Assis.