Assis recebe repasse emergencial do Governo Federal para ações socioassistênciais
- 08/06/2020 - 15:22 | Atualizado em 08/06/2020 - 15:57
Informação publicada há 1280 dias
Foto: Departamento de Comunicação
A Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, firmou convênio com o Governo Federal para o repasse emergencial de recursos destinados a ações socioassistenciais durante a pandemia do COVID-19.
Esta medida objetiva atender estados, municípios e Distrito Federal em virtude da situação de emergência em saúde pública mundial decorrente do novo coronavírus, conforme prevê a Portaria 369 de 29 de abril de 2020 da Secretaria Nacional de Assistência Social.
A secretária Municipal de Assistência Social, Nadir Blefari, explica que através do Termo de Aceite e Compromisso oferecido pelo Governo Federal, Assis será contemplada com o repasse do recurso destinado a atender as unidades integradas pelo SUAS - Sistema Único da Assistência Social.
Nas unidades dos CRAS, CREAS, Casa de Acolhida, Casa de Passagem, CDI – Centro Dia do Idoso, o recurso será revertido para compra de EPIs - Equipamentos de Proteção Individual para todos os profissionais, como máscaras de proteção facial e luvas.
Parte do recurso também será revertida na compra de alimentos ricos em proteínas e serão destinados a pessoas idosas em ILP - Instituições de Longa Permanência, como o Asilo São Vicente de Paulo, Lar dos Velhos e Abrigo dos Idosos, inclusive instituições que prestam atendimento as pessoas com deficiência, como APAE, SER e SIM.
Nadir explica ainda que todas as entidades são inscritas no Conselho Municipal da Assistência Social e o recurso recebido pelo Governo Federal também será destinado ao atendimento de pessoas em situação de rua que possam apresentar sintomas do COVID-19 e serão atendidas por meio da Casa de Passagem, a qual já recebe adequações para receber os atendidos.