ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Moradores que se recusarem a receber agentes de Endemias nas residências podem ser autuados


  • 11/06/2020 - 08:00
  • Informação publicada há mais de 90 dias

Foto: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal da Saúde, tem ao longo dos meses reforçado a orientação à população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças, porém, agentes de Endemias têm encontrado resistências para adentrarem em residências, o que é previsto por lei, e pode até resultar em multas para o morador.

Dados fornecidos pela Coordenadoria de Endemias mostram que até o momento o Município já soma 796 casos positivos de Dengue, 95 aguardam resultados e a morte de uma professora em 14 de fevereiro.

O coordenador do Departamento de Endemias, Rodrigo Caetano, informa que mesmo com o trabalho de conscientização e prevenção contra o mosquito, os números alavancaram no decorrer das semanas.

Ele explica que, muitas vezes, moradores se recusam a deixar o agente de Endemias vistoriar o imóvel e orientar quanto aos cuidados para combater a proliferação do mosquito.

“Com base na Lei nº 4845, de 20 de setembro de 2006, Artigos 6º, 10º e 11º, os moradores são obrigados a receber os agentes de Endemias para vistoria dos quintais”, atesta Rodrigo.

De acordo com a respectiva Lei Municipal, se constata alguma situação recorrente à proliferação do mosquito no imóvel, o morador é notificado e tem um prazo de até 10 dias para regularizar a situação. Em caso de desobediência do morador, seja para deixar o agente vistoriar o quintal ou não atendendo a possível notificação, as multas podem variar de 35 até 71 UFESPs.

“Evitar água parada, a limpeza constante de calhas e ralos e a troca por areia nos pratinhos dos vasos de plantas são algumas das recomendações necessárias para combater a proliferação das larvas do mosquito da Dengue”, orienta Rodrigo.


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta