Saúde divulga atendimentos do GIPA no primeiro semestre


  • 12/07/2020 - 09:00

Foto: Departamento de Comunicação

A Secretaria Municipal da Saúde de Assis, através do GIPA (Grupo Integrado de Prevenção e Atenção as ISTS/HIV/AIDS), divulgou nesta semana relatório de atendimento do primeiro semestre de 2020.

De acordo com a coordenadora da pasta, Maria Inês Rodrigues, além das ações ligadas ao GIPA, também funcionam no local o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, e o SAE (Serviço de Assistência Especializada).

“O objetivo é levar aos nossos usuários um acolhimento completo e nesse primeiro semestre foram realizados 1.637 testes de HIV/ Sífilis /Hepatites B e C, dos quais 2 pacientes do sexo masculino, um de 23 anos e outro de 40 anos, testaram positivos para HIV, e tiveram apoio de nossos profissionais”, comenta.

Atualmente, o GIPA atende 325 pacientes portadores do vírus HIV, através de consultas com infectologista, atendimento psicológico, realização de testes para detecção da carga viral, entregas de coquetéis, além de visitas domiciliares para verificar a adesão ao tratamento.

“Diante da Pandemia do Coronavírus foram necessárias algumas estratégias de atendimento, visando evitar aglomerações de pacientes, inclusive com atendimento através de whatsApp, pois nesse momento é de extrema importância o contato diário com o paciente”, ressalta Maria Inês.

O Atendimento do GIPA é aberto a toda população através da coleta de testes rápidos para HIV/Sifilis/Hepatites B e C, distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e material informativo. Está sendo distribuído também o autoteste de HIV; a pessoa pega o teste e faz em casa, para evitar aglomerações. 

Para a realização dos testes no GIPA é necessário o agendamento pelo número de telefone 33242620. Os testes são realizados segundas, terças e quartas-feiras, das 7h às 17hrs, e é necessário levar um documento com foto  e não precisa estar em Jejum.

Os trabalhos preventivos em empresas, escolas e população geral e de risco estão suspensos no momento devido à pandemia do Coronavírus.

A coordenadora do GIPA orienta ainda que os portadores tomem a medicação corretamente e mantenham o organismo reforçado, através de uma boa dieta alimentar, exercitem o corpo e mente. “Atualmente se os portadores de HIV seguirem corretamente todas as orientações, dadas pelos profissionais que os acompanham, eles  levam uma vida totalmente saudável”, finaliza.

O GIPA está localizado na Rua Candido Mota, 68, ao lado da Secretaria da Saúde.