Rotary clubes de Assis doam testes para detecção de COVID-19 em idosos e voluntários de entidades

• 23/07/2020 - 09:00

A Prefeitura de Assis em parceria com o Rotary Internacional, dos Rotary Clubs da cidade de Assis, e o Distrito 4510 de Rotary International  participarão do Projeto “Corona Zero”. O objetivo da ação é aplicar testes para detecção do novo coronavírus em moradores, funcionários e voluntários das entidades de acolhida à idosos do Município. Todas as orientações técnicas serão de responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde.

De acordo com o rotariano Durval Salatini, essa ação está sendo desenvolvido em todo Brasil em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH).

“O Projeto “Corona Zero” levantou cerca de R$ 13 milhões em doações juntamente com um projeto do Itaú Unibanco e tem como objetivo combater a contaminação por coronavírus nas instituições de longa permanência de idosos do Brasil”, comenta.

Em Assis a coleta do material (secreção nasofaringe) para exame RT-PCR será realizada pelo laboratório Furlan, orientados, auxiliados e monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde.

Os produtos de EPI que envolvem a coleta serão doados pelos Rotary clubes locais através de seus associados.

Os quatro Rotary clubes da cidade de Assis apadrinharam as entidades de acolhida à idosos do Município, contemplando os funcionários, voluntários e asilados com os testes doados pelo Rotary.

Para o Secretário Municipal da Saúde, Adriano Romagnoli, é de suma importância este apoio que a Fundação Rotária tem dado, principalmente durante esta pandemia. “Essa é a segunda ação de apoio que o Rotary dá para a Prefeitura de Assis e nossa comunidade, nesse período de pandemia, pois no inicio dos casos, em nossa cidade, realizaram a doação de 12 mil máscaras que foram usadas pelos profissionais da saúde e agora a doação desses kits para a detecção do coronavírus”, comemora.

Serão beneficiadas as seguintes instituições:

Asilo São Vicente de Paula
Lar dos Velhos
Abrigo a Idosos “Reverendo Guilherme Pereira”
Círculo dos Amigos do Pão de Santo Antônio