ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Procon orienta cautela e pesquisa em promoções da Black Friday


  • 25/11/2020 - 14:24
  • Informação publicada há 1242 dias

Foto: Departamento de Comunicação

Todos os anos são realizados na última sexta-feira do mês de novembro a Black Friday, famoso dia de ofertas e promoções no comércio, seja  em loja física ou virtual. Porém, o Procon alerta os consumidores a não caírem na famosa “ Black Fraude”, pois é justamente nessa época do ano em que o Procon mais recebe reclamações de propaganda enganosa.

De acordo com a coordenadora do Procon de Assis, Daniela Batista, todos os anos o órgão registra muitas reclamações de consumidores, relatando que fizeram as compras na Black Friday  e perceberam que foram lesados, pois as empresas subiram os valores reais dos produtos, para depois darem o desconto. 

No caso de compras online, Daniela faz o alerta. “Orientamos o consumidor a fazerem comparações de preços em sites especializados na internet e verificarem a oscilação de preços do produto que deseja comprar para depois realizarem a compra consciente. O consumidor deve tomar muito cuidado para não fazer compras impulsivas, ainda mais em um momento difícil que estamos vivendo em razão da pandemia do novo Coronavírus”, orienta Daniela. 

O consumidor que se sentir lesado após adquirir algum produto através da Black Friday, e tenha prova de que a empresa aumentou o preço do produto para depois dar o desconto, pode registrar a reclamação no Procon, pois caracteriza publicidade enganosa e terá o direito de que a oferta prometida seja cumprida.

Outra dica que o Procon transmite ao consumidor é em relação às compras realizadas  diretamente em  lojas físicas. Nesse caso, não há direito ao arrependimento, nem à troca de mercadorias, como ocorre com compras na  internet.

A reclamação deve ser feita no prazo de 7 dias a partir da data do recebimento do produto, e caso já tenha efetuado o pagamento , a empresa é obrigada a devolver o dinheiro e até mesmo reembolsar o valor do frete.

As reclamações referentes à Black Friday  podem ser realizadas através do site do Procon: www.procon.sp.gov.br em um link específico, ou ligar previamente no 0800 7703633 (aceita ligação de celular) e agendar atendimento.


Conheça nossos Grupos:
Siga nossas Redes Sociais: | | |

Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta