Assis se destaca no combate ao COVID-19 e é a 2º cidade com menor número de mortes pela doença nos municípios com mais 100 mil habitantes

• 27/11/2020 - 14:59

A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) realizou novo levantamento de dados e apontou Assis como a 2ª cidade com mais de 100 mil habitantes com menor número de mortes pelo COVID-19 no Estado de São Paulo, ficando atrás somente da cidade de São Carlos. Na classificação anterior, referente ao mês de outubro, Assis estava na 3º colocação.

Essa classificação mostra que as estratégias de marketing em massa elaboradas, inclusive pelo Poder Público Municipal, que seguindo o Plano São Paulo contra o vírus, com decretos considerando o índice de contaminação no Município, foram   indispensáveis para atingir esse patamar no ranking.

De acordo com o secretário Municipal da Saúde, Adriano Romagnoli, o Comitê de Combate e Enfrentamento ao novo Coronavírus, formado por equipe técnica das áreas da saúde, comunicação e outras, continua atuando de forma ativa nas ações de combate à pandemia.

“Todos nossos profissionais da Saúde estão empenhados nessa luta desde a orientação até a realização dos testes de COVID-19, focando no cuidado e prevenção da população, inclusive dos próprios profissionais de Saúde que estão na linha de frente atendendo a população. A central de atendimento ao novo Coronavírus continua orientando os moradores, sintomáticos e assintomáticos. Nas repartições públicas estão disponíveis álcool em gel, além de IPIs para nossos profissionais da Saúde”, comenta Adriano.

O secretário também expõe que Assis possui leitos suficientes para atendimentos a pacientes de COVID-19, não tendo chegado em nenhum momento à taxa máxima de ocupação, mesmo sendo referência para outros 12 municípios. "Todos que precisam de internação estão sendo atendidos. Isso garante tratamento adequado a todos, salvado muitas vidas", explica.

As ações de divulgação continuam sendo realizadas com a veiculação de spots de orientação e prevenção em rádios e vídeos de TVs locais, entre elas para uso de máscara, distanciamento social e agora com as proximidades das festas de final de ano, está sendo preparada uma campanha de conscientização para que todos comemorem o Natal e Ano Novo de forma responsável, evitando aglomerações.

De acordo com o último Boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, nessa sexta-feira, 27 de novembro, até o momento o Município de Assis registrou 29 mortes por COVID-19.