78% dos casos de COVID-19 são feitos pelo SUS na Santa Casa

• 30/11/2020 - 16:08

Em reunião online do Comitê de Contingenciamento e Enfrentamento ao Coronavírus de Assis, realizada na quarta-feira, 25, dados apresentados mostram que as internações de pacientes suspeitos e confirmados de COVID-19, de Assis e região, feitas pelo SUS são de 78% e supera os demais planos de convênios e os particulares, que variam entre 8% e 13%.

A média de internações cujos casos foram encaminhados pela UPA de Assis chega a 49%, enquanto os demais casos encaminhados através de atendimento particular variam entre 2% e 14%. Pacientes de outros municípios da região a média é de 16% na taxa de internação.

Para o secretário Municipal da Saúde, Adriano Romagnoli, o balanço realizado pela Santa Casa de Assis, com base nos meses de maio até novembro, mostra o quanto o SUS é importante para a maioria das pessoas que necessita da saúde pública.

“Hoje como gestor e à frente da Secretaria Municipal de Saúde conhecemos as demandas e de maneira coesa tentamos sanar o déficit existente. As avaliações que envolvem os serviços oferecidos pelo SUS, para que o usuário tenha atendimento gratuito, digno e de qualidade, são realizadas diariamente”, diz o secretário.

Em relação ao expressivo número de atendimentos feitos pelo SUS, Adriano Romagnoli considera que “a Santa Casa de Assis tem sido grande parceira nos atendimentos nos casos de COVID-19, sejam suspeitos ou confirmados. Em relação à internação desses casos, o SUS é responsável por 78% dos atendimentos. Esse é um número expressivo e mostra o quanto a população depende do serviço público”.