Saúde divulga balanço da Campanha Fique Sabendo realizada pelo GIPA

• 16/12/2020 - 11:58 | Atualizado em 17/12/2020 - 10:41
  • Informação publicada há mais de 90 dias

A Secretaria Municipal da Saúde de Assis, através do Grupo Integrado de Prevenção e Atenção as ISTS/HIV/AIDS GIPA), divulgou nesta semana relatório da campanha Fique Sabendo deste ano.

De acordo com a coordenadora do GIPA, Maria Inês Rodrigues, foram realizados 274 testes de HIV, com todos os resultados negativos, e 251 testes de Sífilis, com 22 resultados positivos. “Este ano a procura pelos testes foi menor devido à pandemia de do novo Coronavírus, mas foi bastante satisfatória. Todos os 22 munícipes  que foram diagnosticados com Sífilis já estão recebendo tratamento médico, o que mostra a importância de todos fazerem os testes rápido para HIV e Sífilis, pois podemos iniciar o tratamento e acompanhamento no estágio inicial da doença, garantindo melhor qualidade de vida aos pacientes”, comenta Maria Inês.

Atualmente, o GIPA atende 325 pacientes portadores do vírus HIV, através de consultas com infectologista, atendimento psicológico, realização de testes para detecção da carga viral, entregas de coquetéis, além de visitas.

O Atendimento do GIPA é aberto a toda população com coleta de testes rápidos para HIV/Sifilis/Hepatites B e C, distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e material informativo. Está sendo distribuído também o autoteste de HIV, sendo que a pessoa pega o teste e faz em casa, para evitar aglomerações.

Para a realização dos testes no GIPA é necessário o agendamento pelo número de telefone 33242620. Os testes são realizados às segundas, terças e quartas-feiras, das 7h às 17h, e é necessário levar um documento com foto e não precisa estar em Jejum.

A coordenadora do GIPA orienta ainda que os portadores tomem a medicação corretamente e mantenham o organismo reforçado, através de uma boa dieta alimentar e exercitem o corpo e a mente. “Se os portadores de HIV seguirem corretamente todas as orientações dadas pelos profissionais que os acompanham, eles terão uma vida saudável”, orienta.

O GIPA está localizado na Rua Candido Mota, 68, ao lado da Secretaria da Saúde.