ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Saúde divulga balanço da Campanha Fique Sabendo realizada pelo GIPA


  • 16/12/2020 - 11:58 | Atualizado em 17/12/2020 - 10:41
  • Informação publicada há mais de 90 dias

Foto: Departamento de Comunicação

A Secretaria Municipal da Saúde de Assis, através do Grupo Integrado de Prevenção e Atenção as ISTS/HIV/AIDS GIPA), divulgou nesta semana relatório da campanha Fique Sabendo deste ano.

De acordo com a coordenadora do GIPA, Maria Inês Rodrigues, foram realizados 274 testes de HIV, com todos os resultados negativos, e 251 testes de Sífilis, com 22 resultados positivos. “Este ano a procura pelos testes foi menor devido à pandemia de do novo Coronavírus, mas foi bastante satisfatória. Todos os 22 munícipes  que foram diagnosticados com Sífilis já estão recebendo tratamento médico, o que mostra a importância de todos fazerem os testes rápido para HIV e Sífilis, pois podemos iniciar o tratamento e acompanhamento no estágio inicial da doença, garantindo melhor qualidade de vida aos pacientes”, comenta Maria Inês.

Atualmente, o GIPA atende 325 pacientes portadores do vírus HIV, através de consultas com infectologista, atendimento psicológico, realização de testes para detecção da carga viral, entregas de coquetéis, além de visitas.

O Atendimento do GIPA é aberto a toda população com coleta de testes rápidos para HIV/Sifilis/Hepatites B e C, distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e material informativo. Está sendo distribuído também o autoteste de HIV, sendo que a pessoa pega o teste e faz em casa, para evitar aglomerações. 

Para a realização dos testes no GIPA é necessário o agendamento pelo número de telefone 33242620. Os testes são realizados às segundas, terças e quartas-feiras, das 7h às 17h, e é necessário levar um documento com foto e não precisa estar em Jejum.

A coordenadora do GIPA orienta ainda que os portadores tomem a medicação corretamente e mantenham o organismo reforçado, através de uma boa dieta alimentar e exercitem o corpo e a mente. “Se os portadores de HIV seguirem corretamente todas as orientações dadas pelos profissionais que os acompanham, eles terão uma vida saudável”, orienta.

O GIPA está localizado na Rua Candido Mota, 68, ao lado da Secretaria da Saúde.


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta