Prefeitura garante 100% de testes COVID-19 para população sintomática

• 12/01/2021 - 09:48 | Atualizado em 12/01/2021 - 16:29

Foto: Divulgação

Atualmente o Município de Assis realiza teste de exame COVID RT-PCR, também conhecido como Swab nasal, em todas as Unidades Básicas de Saúde para todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais com suspeita da doença.

De acordo com a coordenadora dos Programas e Projetos de Promoção de Saúde, Camila de Moraes Delchiaro, a coleta é feita  entre o 3º e 7º dias do início dos sintomas, devido à sensibilidade do teste que detecta. “As pessoas com suspeita da doença devem seguir os protocolos sanitários e realizar o isolamento domiciliar até que tenha o resultado do exame, ou que tenha passado o período de quarentena”, explica.

O período da quarentena para caso positivo é de 10 dias, e pessoas que tiveram contato com casos positivos confirmados devem observar a aparição de algum sintoma e evitar contato com outras pessoas, mantendo essa observação por 14 dias. É importante ressaltar que um exame negativo isoladamente não é suficiente para descartar um caso para COVID-19, devendo ser consideradas a história clínica e a manutenção dos sintomas para fechar um diagnóstico.

Todas as pessoas com sintomas compatíveis com COVID-19 devem procurar um serviço de saúde para atendimento, utilizando máscara, praticando etiqueta respiratória, mantendo distanciamento social e seguindo as orientações de isolamento.

No momento não é realizada em Assis a testagem de pessoas assintomáticas , devendo ser priorizadas aquelas que apresentarem sinais e sintomas.

Os critérios para condução dos casos seguem normas da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo – CIB/SP – por meio da publicação da Nota Técnica CIB-75 (15/9/2020): Orientações para os serviços de saúde em consonância com o Guia de Vigilância Epidemiológica, do Ministério da Saúde, para as Síndromes Respiratórias Agudas.