Vacinação contra COVID-19 é antecipada e primeira profissional vacinada em Assis é da Santa Casa

• 22/01/2021 - 11:13 | Atualizado em 22/01/2021 - 11:13

A vacinação contra o novo Coronavírus já teve início em Assis na manhã dessa sexta-feira, 22, na Santa Casa de Assis. A primeira profissional da saúde a ser vacinada foi Sebastiana Jandira Leandro, de 61 anos, e que trabalha na Santa Casa há 30 anos.

A vacina chegou em Assis na quinta-feira, 21, e seria iniciada na segunda-feira, 25, mas foi antecipada para essa sexta-feira, quando ainda serão vacinados outros 400 profissionais.

Participaram do momento da primeira imunização em Assis a provedora da Santa Casa Telma Gonçalves Spera de Andrade, o prefeito José Fernandes e a secretária Municipal da Saúde Cristiani Silvério.

Sebastiana, auxiliar de enfermagem, atua diretamente no setor de transfusão de sangue e emocionada falou da importância da vacinação: “sou muito grata pelo reconhecimento de ser escolhida para ser a primeira profissional da saúde a receber a vacina em Assis. Nós atuamos na linha de frente e com a imunização teremos mais tranquilidade para trabalhar, porque desde que começou a pandemia trabalhamos sempre com muita tensão”.

Já a provedora da Santa Casa agradece aos profissionais da saúde por todos os dias trabalhados na pandemia, sabendo dos riscos de contaminação. “Com a vacina, nossos profissionais da saúde estarão mais seguros para enfrentar esse momento que vivemos. Mas, deixo registrado o meu reconhecimento e gratidão a todos eles e graças a Deus nenhum profissional da Santa Casa teve agravamentos com a doença ou perdeu a vida”, diz Telma.

Cristiani Silvério esclarece o protocolo da vacinação que será feito de forma organizada e transparência. “ Estamos trabalhando muito e de forma bastante organizada e transparente, seguindo o Plano de Imunização. Enfrentamos uma batalha que é esse vírus e agora já temos  a vacina para combatê-lo. A vacinação será feita por etapa, iniciando com profissionais da saúde e não há ninguém passando na frente deles para receber a vacina”, informa.

José Fernandes, emocionado, considera histórico o momento que todos estão passando e expressa sua gratidão aos profissionais da saúde e aos pesquisadores. “A emoção é muito grande nesse momento. Nós acreditamos nos nossos profissionais da saúde que têm feito o melhor para salvar vidas, mesmo se arriscando. Nós acreditamos na pesquisa e na ciência que em tempo recorde descobriu essa vacina para combater esse vírus que tem tirado muitas vidas no mundo todo. Assis hoje faz a primeira imunização contra o Coronavírus, assim como o vários países estão fazendo. Tenho muita esperança e fé em Deus que logo todos nós estaremos imunizados”, considera o prefeito.