Prefeitura retira mais de 100 toneladas de lixo e entulho por semana descartado inadequadamente pela população
- 15/02/2021 - 08:46 | Atualizado em 15/02/2021 - 10:28
Informação publicada há 841 dias
Foto: Departamento de Comunicação
A Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal de Planejamento Obras e Serviços, informa que toda semana são retiradas mais de 100 toneladas de lixo e entulhos em diversos pontos da cidade, que são descartados inadequadamente pela população em vias públicas e terrenos da cidade.
De acordo com Fabio Nossak, secretário da Pasta, em média são realizadas 20 viagens de material por semana, pesando em torno de sete mil quilos cada uma.
“Nós perdemos até dois dias da semana realizando a limpeza desses locais, além de utilizarmos sete caminhões e duas maquinas, tirando de outros serviços que prestamos à população, sem contar o desgaste, combustível e mão de obra necessários. Um orçamento grande que poderíamos usar em outros serviços para os contribuintes”, lamenta Fabio.
Outro fator agravante levantado pelo secretário, é que a metade dos resíduos jogados pela população nesses locais é lixo doméstico, que poderia ser facilmente levado pelo caminhão da coleta.
Segundo o encarregado pelos serviços Leandro Damasceno, os pontos de acúmulos mais graves em Assis são os terrenos localizados atrás do Assis Tênis Clube, atrás da Concessionária Assis Diesel, às margens da Raposo Tavares na Rua Circular, no final da Avenida David Passarinho, no Jardim Eldorado, no Parque Colinas às margens da linha férrea e no Santa Clara às margens do córrego, local muito difícil de realizar a limpeza com máquinas.
“Isso é um problema muito sério, pois perdemos tempo, dinheiro e esses locais acabam se tornando propícios para a infestação de animais peçonhentos, mosquito transmissor da Dengue, entre outros, além do perigo de causar vários acidentes, por possuir materiais cortantes”, reclama Leandro.
A Secretaria de Obras orienta a população a descartar material doméstico nos dias em que as coletas são feitas nos bairros da cidade e os entulhos no aterro de inertes, localizado no Distrito Industrial.