UBS Vila Operária oferece orientação as gestantes

• 12/05/2017 - 15:08 | Atualizado em 12/05/2017 - 15:12

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Operária, da Secretaria Municipal da Saúde de Assis, ofereceu na quarta-feira, 10, em suas dependências, orientação a  gestantes quanto aos cuidados com o recém-nascido após o parto.

A orientação aconteceu de forma coletiva e foi realizada pela equipe de enfermagem na UBS, que através de simulação em um boneco, apresentou na prática, técnicas para o banho, amamentação, higiene e troca de fraldas, roupas nos primeiros dias de vida da criança.

De acordo com a enfermeira responsável na UBS, Aline Biondo Alcântara, a ação faz parte da Rede de Atenção Básica do Município, que nesse caso prevê a promoção e a prevenção à saúde das futuras mamães.

“As orientações são exclusivas às pacientes que realizam o acompanhamento pré-natal no local, como forma de prepará-las para a chegada do bebê. Desta forma fortalecendo o vínculo entre mãe e filho após o nascimento”, destaca Aline.

A ação já acontece na UBS com a participação de profissionais da unidade nas áreas de fonoaudiologia, dentista, psicologia, obstetrícia, nutrição e a partir de agora, com a equipe de enfermagem.

Na próxima semana, o grupo de gestantes conhecerá as técnicas com a higiene bucal do bebê, com a presença do médico dentista da UBS explicando os cuidados necessários desde o início da amamentação.