Prefeitura adere à Rede Gov.Br

• 01/03/2021 - 16:23

O prefeito José Fernandes assinou na última semana o Termo de Adesão à Rede Gov.Br, com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. A iniciativa visa à troca de experiências e a criação de iniciativas inovadoras para Governo Digital, facilitando a vida do cidadão. Entre outras ações, essa adesão vai permitir a integração de serviços digitais com a plataforma gov.br, através de "login único".
“A tecnologia da informação está mudando a maneira como vivemos e trabalhamos. Essa transformação digital vai gerar serviços mais colaborativos”, afirma José Fernandes.
Para o gestor de Tecnologia da Prefeitura de Assis, Adriano Romagnoli, “é imprescindível oferecermos um serviço público com qualidade e com menor gasto de recursos e tempo".
Transformação digital no setor público
A Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br), de natureza colaborativa, tem como finalidade promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de Governo Digital no setor público.
Compete à Rede Gov.Br integrar e coordenar iniciativas comuns de transformação digital no setor público. As principais metas são promover a aproximação do Estado com o cidadão, as empresas e a sociedade civil, por meio da priorização da oferta de serviços públicos digitais de acordo com interesses e necessidades da sociedade; estimular a redução de custos e o aumento da agilidade na prestação de serviços públicos; e promover a realização de programas de formação e de desenvolvimento de habilidades relacionados à transformação digital para servidores públicos.
Entre as soluções ofertadas pelo programa estão apoio metodológico para a transformação digital de serviços públicos; plataformas digitais, com autenticação única de usuários, para a centralização dos serviços públicos ofertados pelos diversos entes componentes da rede; compartilhamento de soluções para o atendimento de problemas comuns, onde o reuso e a colaboração vão favorecer a qualidade do gasto público; e apoio a financiamento junto aos agentes de fomento nacionais e internacionais, com o intuito de levantar possibilidade de oferta de linhas especiais de financiamento voltadas para ações de transformação digital.