ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Procon alerta para o golpe do empréstimo consignado de aposentados e pensionistas


  • 04/03/2021 - 16:41 | Atualizado em 04/03/2021 - 18:31
  • Informação publicada há 1121 dias

Foto: Departamento de Comunicação

O Procon de Assis alerta a população para tomarem muito cuidado com financiamentos e empréstimos que estão aparecendo nas contas bancárias dos consumidores sem qualquer solicitação.

De acordo com a coordenadora do Procon de Assis, Daniela Batista, em 2020, o numero de reclamações referente a empréstimos sem solicitação foi grande, e esse ano começou novamente com muitas pessoas procurando o órgão de defesa do consumidor para reclamar nesse sentido, principalmente de aposentados.

“A pessoa tem lá sua aposentadoria quietinha, ai vem os bancos e as financeiras, normalmente os de menor expressão, como bancos digitais, que acabam “jogando”, literalmente um empréstimo na conta do consumidor, só que depois, eles começam a descontar da aposentadoria as parcelas. Porém na hora que a pessoa recebe o empréstimo, ela não sabe do que se trata, e então acaba usando o dinheiro, algumas pessoas pensam que é um benefício que o governo federal ofereceu”, explica Daniela.

O Procon orienta  que toda vez que aparecer um dinheiro “extra” na conta, procure o gerente responsável pela conta e pergunte sobre aquele valor, e peça imediatamente o cancelamento, pois não houve nenhuma assinatura de contrato de empréstimo. Caso não haja solução imediata, ou já esteja sendo descontado o valor do empréstimo, procure o Procon, e faça a denúncia, pois o órgão irá entrar em contato com o Banco e solicitar o cancelamento para que o consumidor não tenha nenhum custo relacionado a esse contrato fraudulento.

Daniela orienta ainda o consumidor procurar a Polícia para lavrar um Boletim de Ocorrência de estelionato, e em alguns casos até de falsidade ideológica, pois existe até a falsificação de assinatura por parte dos bancos e financeiras.

“Com o Boletim de Ocorrência, fica mais fácil, buscar essa quadrilha, pois acontece no Brasil todo e infelizmente, aqui em Assis também, então a Polícia esta fazendo um trabalho muito importante junto com o Procon para identificar essas pessoas”, finaliza.


Conheça nossos Grupos:
Siga nossas Redes Sociais: | | |

Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta