Prefeitura explica formas de entregas e recebimentos do carnê de IPTU

• 10/03/2021 - 15:52 | Atualizado em 11/03/2021 - 08:27

A Prefeitura de Assis através de seu Departamento Tributário explica aos contribuintes o processo de elaboração e entrega dos carnês de IPTU.

De acordo com a Analista Tributária Municipal, Lígia Maria Penaquine, o município só pode iniciar o processo de confecção dos carnês de IPTU, após a divulgação oficialmente do Índice: IPCA-E, que é a base de calculo para o reajuste do tributo, e esse ano foi divulgado no dia 02 de janeiro, que apontou um aumento de 4,23% de correção.

“Fizemos o lançamento e calculo do IPTU na segunda semana de janeiro e foram disponibilizados na página da prefeitura no dia 15 de janeiro, portanto, desde essa data, os contribuintes já tem acesso aos valores a serem pagos. As formas de pagamentos e vencimentos foram disponibilizadas através do Decreto Municipal nº 8.335 de 04 de janeiro de 2021”, explica Lígia.

Com relação à impressão do carnê, o Departamento Tributário explica que a impressão dos carnês depende de licitação de gráfica e existem prazos para esse processo.

“Após a divulgação da gráfica vencedora, a mesma tem 10 dias para manifestar, então o arquivo com os dados dos carnês é enviado para o desenvolvimento de layouts e testes. Após aprovação, os dados são encaminhados para homologação das agencias bancárias para autorização da impressão. Todo esse processo demora em torno de 20 a 25 dias, e depois de realizada a impressão, segue para a distribuição”, informa Ligia.

O prazo para pagamento em cota única, com desconto de 15% encerrou no dia 10 de março.

Para opção de pagamento em duas vezes, a primeira parcela vence em 12 de abril e a segunda em 10 de agosto. O desconto é de 10%.

Já para a opção de pagamento em 10 vezes o vencimento da primeira parcela foi no dia 10 de março.

Todos os carnês ja foram entregues, porém o contribuinte que não recebeu pode optar em imprimir através do site oficial do município  www.assis.sp.gov.br e clicar no link IPTU/Alvará e cálculos, em seguida clicar no ícone imobiliário e digitar o numero de cadastro do imóvel, ou procurar a prefeitura.

Para gerar o carnê é necessário ter em mãos o número de cadastro, ou seja, a identificação do imóvel, constante de carnê anterior.