ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Prefeitura explica formas de entregas e recebimentos do carnê de IPTU


  • 10/03/2021 - 15:52 | Atualizado em 11/03/2021 - 08:27
  • Informação publicada há mais de 90 dias

Foto: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Assis através de seu Departamento Tributário explica aos contribuintes o processo de elaboração e entrega dos carnês de IPTU.

De acordo com a Analista Tributária Municipal, Lígia Maria Penaquine, o município só pode iniciar o processo de confecção dos carnês de IPTU, após a divulgação oficialmente do Índice: IPCA-E, que é a base de calculo para o reajuste do tributo, e esse ano foi divulgado no dia 02 de janeiro, que apontou um aumento de 4,23% de correção.

“Fizemos o lançamento e calculo do IPTU na segunda semana de janeiro e foram disponibilizados na página da prefeitura no dia 15 de janeiro, portanto, desde essa data, os contribuintes já tem acesso aos valores a serem pagos. As formas de pagamentos e vencimentos foram disponibilizadas através do Decreto Municipal nº 8.335 de 04 de janeiro de 2021”, explica Lígia.

Com relação à impressão do carnê, o Departamento Tributário explica que a impressão dos carnês depende de licitação de gráfica e existem prazos para esse processo.

“Após a divulgação da gráfica vencedora, a mesma tem 10 dias para manifestar, então o arquivo com os dados dos carnês é enviado para o desenvolvimento de layouts e testes. Após aprovação, os dados são encaminhados para homologação das agencias bancárias para autorização da impressão. Todo esse processo demora em torno de 20 a 25 dias, e depois de realizada a impressão, segue para a distribuição”, informa Ligia. 

O prazo para pagamento em cota única, com desconto de 15% encerrou no dia 10 de março.

Para opção de pagamento em duas vezes, a primeira parcela vence em 12 de abril e a segunda em 10 de agosto. O desconto é de 10%.

Já para a opção de pagamento em 10 vezes o vencimento da primeira parcela foi no dia 10 de março. 

Todos os carnês ja foram entregues, porém o contribuinte que não recebeu pode optar em imprimir através do site oficial do município  www.assis.sp.gov.br e clicar no link IPTU/Alvará e cálculos, em seguida clicar no ícone imobiliário e digitar o numero de cadastro do imóvel, ou procurar a prefeitura.

Para gerar o carnê é necessário ter em mãos o número de cadastro, ou seja, a identificação do imóvel, constante de carnê anterior.


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta