ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente comemora o Dia Mundial da Água


  • 22/03/2021 - 11:27
  • Informação publicada há 614 dias

Foto: Departamento de Comunicação

Nesta segunda-feira, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Assim como no ano passado, as comemorações serão tímidas em função da pandemia do novo Coronavírus, que exige como uma das prevenções, o distanciamento social.

 De acordo com a secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ana Paula Marques Rodrigues, a comemoração deste dia foi estabelecida por uma resolução da Organização das Nações Unidas, no dia 21 de fevereiro de 1992, serve como período de reflexão sobre a necessidade da água para todos os seres vivos, indistintamente. Sem água não há vida. Por isso seu uso racional é cada vez mais necessário e urgente.

“No ano passado nós abordamos o tema, A pegada híbrida em relação ao consumo diário, isto é, citando de como podemos economizar água, nosso bem mais precioso. Neste ano, o tema da Organização das Nações Unidas – ONU refere-se à década da ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável, ou seja, abordando assuntos essenciais como inundações, secas, qualidade da água, contaminação, proteção de meio ambiente, entre outros”, explica Ana Paula.

A secretária ressalta ainda que, mesmo diante à pandemia da COVID-19, a população não pode deixar se preocupar com a sobrevivência, palavra em pauta, pois em meio à evolução do vírus, é preciso refletir sobre o comportamento em relação aos elementos fundamentais à vida e manter a racionalização da água para a existência de todas as espécies Viva.

Direitos da Água

No mesmo dia de criação do Dia Mundial da Água, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, apresentada com as principais normas:

 

1.   A água faz parte do patrimônio do planeta;

 

2.   A água é a seiva do nosso planeta;

 

3.   Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

 

4.   O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

 

5.   A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

 

6.   A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

 

7.   A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

 

8.   A utilização da água implica respeito à lei;

 

9.   A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

 

10.   O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta