Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente comemora o Dia Mundial da Água
- 22/03/2021 - 11:27
Informação publicada há 738 dias
Foto: Departamento de Comunicação
Nesta segunda-feira, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Assim como no ano passado, as comemorações serão tímidas em função da pandemia do novo Coronavírus, que exige como uma das prevenções, o distanciamento social.
De acordo com a secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ana Paula Marques Rodrigues, a comemoração deste dia foi estabelecida por uma resolução da Organização das Nações Unidas, no dia 21 de fevereiro de 1992, serve como período de reflexão sobre a necessidade da água para todos os seres vivos, indistintamente. Sem água não há vida. Por isso seu uso racional é cada vez mais necessário e urgente.
“No ano passado nós abordamos o tema, A pegada híbrida em relação ao consumo diário, isto é, citando de como podemos economizar água, nosso bem mais precioso. Neste ano, o tema da Organização das Nações Unidas – ONU refere-se à década da ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável, ou seja, abordando assuntos essenciais como inundações, secas, qualidade da água, contaminação, proteção de meio ambiente, entre outros”, explica Ana Paula.
A secretária ressalta ainda que, mesmo diante à pandemia da COVID-19, a população não pode deixar se preocupar com a sobrevivência, palavra em pauta, pois em meio à evolução do vírus, é preciso refletir sobre o comportamento em relação aos elementos fundamentais à vida e manter a racionalização da água para a existência de todas as espécies Viva.
Direitos da Água
No mesmo dia de criação do Dia Mundial da Água, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, apresentada com as principais normas:
1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
2. A água é a seiva do nosso planeta;
3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7. A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8. A utilização da água implica respeito à lei;
9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.