COVID-19: Vigilância Sanitária recebe mais de 300 denúncias no primeiro dia de fechamento de estabelecimentos em Assis

• 01/04/2021 - 16:20 | Atualizado em 01/04/2021 - 16:21

Após vigorar o Decreto Municipal 8.390, que impõe medidas mais rígidas na cidade no combate ao COVID-19, os fiscais do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária de Assis, receberam na quarta-feira, 31, mais de 300 denúncias de locais que estavam descumprindo as regras emergenciais estabelecidas logo no primeiro dia do decreto, o qual exige mais endurecimento no isolamento social, a partir das 20h, do dia 30 de março, até às 6h, do dia 5 de abril.

O coordenador da Vigilância Sanitária, João Francisco Moreli Bertogna, ressalta que os fiscais, com o apoio da Policia Militar e dos agentes do Departamento Municipal de Trânsito, estão numa força tarefa fiscalizando toda a cidade.

“O primeiro dia foi bastante agitado, das 300 denúncias recebidas conseguimos atender 150 casos. Nossa equipe de fiscais é pequena, porém se toda a população colaborar vamos conseguir vencer essa fase difícil. Durante as averiguações das denúncias, realizamos orientações e explicamos a importância de respeitarem as regras exigidas em Decreto, evitando aglomerações, festas clandestinas e demais ambientes que descumpram as medidas de Saúde. Hoje por ser segundo dia, está mais calmo, porém, todos os fiscais estão às ruas para garantir que as medidas sejam respeitadas”, explicou João Francisco.

De acordo com o Decreto, somente os serviços considerados essenciais deverão abrir ao público de forma presencial, como supermercados, padarias, açougues, farmácias, drogarias e postos de combustíveis com a loja de conveniência fechada.  Demais estabelecimentos deverão atender somente por delivery.

Denúncias através do telefone da Vigilância Epidemiológica, no (18) 99794-2148 e 190, da Polícia Militar.

ASSESSORIA PMA