Saúde pede que moradores não escolham qual vacina tomar contra COVID-19

Independente do fabricante da vacina, público-alvo deve receber a dose que estiver disponível nos pontos de vacinação para prevenção contra a doença

• 24/06/2021 - 12:11 | Atualizado em 24/06/2021 - 14:33

Nas últimas semanas, equipes de Saúde que estão na linha de frente da vacinação contra COVID-19 em Assis, se depararam com várias situações inusitadas nos pontos de vacinação, ou seja, moradores do público-alvo querendo escolher qual fabricante da vacina receber para ser imunizado.

A secretária Municipal da Saúde, Cristiani Silvério, aproveita a oportunidade liberada de vacinação ao público-alvo de 43 anos ou mais sem comorbidades, a partir desta quinta-feira, 24, e reforça a importância dos moradores aceitarem independente do fabricante, a vacina que estiver disponível na Rede Municipal de Saúde.

Cristiani enfatiza que as vacinas em Assis, assim como em todas as outras cidades, são disponíveis ao público-alvo por ordem de chegada das doses.

“Não faz sentido o morador escolher qual dose tomar. Temos disponíveis hoje três vacinas contra a COVID, a Coronavac, a AstraZeneca e recentemente, a Pfizer. Todas passaram por testes que comprovam sua segurança e eficácia no tratamento contra a doença, além de estarem autorizadas para aplicação pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, salienta a secretária.

Ela ressalta ainda que “recusar-se a receber a imunização disponível, enquanto não é a que o morador deseja, coloca em risco sua saúde e dos demais, pois pode acontecer desse mesmo morador, sem a imunização devida, se infectar com o vírus da COVID”, alerta a secretária Cristiani.

Confira a programação da vacina contra COVID em Assis nesta quinta-feira, 24, destinada às pessoas com 43 anos ou mais de idade, sem comorbidades:

Das 9h às 18h: Drive Thru na FICAR

Das 13h às 17h: EMEI Prof. Rubem Alves

É importante durante a vacinação a apresentação de um documento com foto e CPF, comprovante de residência ou titulo de eleitor.

Para evitar filas, é necessário que o morador faça antes o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br

ASSESSORIA PMA