Educação Municipal investe nos cursos e palestras aos professores como forma de garantir a qualidade do ensino remoto e híbrido aos alunos

Docentes recebem formações para utilização das novas ferramentas tecnológicas em tempos de pandemia

• 25/06/2021 - 15:10

Desde o início da transmissão em massa do novo Coronavírus, assim como em todo país, a Rede Municipal de Ensino de Assis precisou se adaptar ao “novo normal” em relação às aulas escolares.

O que antes era presencial passou rapidamente para aulas 100% online, ou seja, alunos seguindo com os estudos de suas casas, via online, enquanto os docentes, diariamente, se reinventando para garantir a qualidade das matérias aplicadas.

A supervisora de Ensino, Graziela Cristina de Oliveira Holmo, explica que todos os docentes da Rede Municipal de Ensino possuem horário destinado para estudos coletivos, que ocorre nas unidades escolares semanalmente, como espaço formativo para as orientações e acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem.

“As Horas de Estudo e as Horas Atividades são permanentes e conduzidas pelos coordenadores pedagógicos da Rede, sendo que todas as escolas municipais contam com a figura desse formador. Como Plano Municipal de Capacitação, a SME  tem parceria com a Rede Estadual de Ensino para o desenvolvimento dos Programas Ler e Escrever e E-MAI, bem como organiza espaços formativos nos momentos de Planejamento Escolar e de Replanejamento Escolar”, destaca Graziela.

A secretária Municipal da Educação, Dulce de Andrade Araújo, considera ainda que com a situação pandemia, a SME tem implantado formações voltadas para a utilização de ferramentas tecnológicas destinadas aos ensinos remoto e híbrido, com várias formações destinadas aos profissionais de educação da Rede de Ensino.

Dulce enfatiza que além de cada escola contar com um coordenador pedagógico responsável pela formação dos docentes, a SME executa Formação Permanente por meio do Departamento Pedagógico, responsável pelo levantamento das pautas formativas da Rede juntamente com a equipe de supervisores e com os gestores das escolas municipais, orientando e acompanhando o trabalho dos coordenadores pedagógicos, assim como dos professores e quando necessário, a Secretaria possui ainda um espaço destinado para as formações de forma presencial.

“No início do ano de 2021, foi realizado o planejamento escolar com palestras de orientações aos docentes e gestores. De março até meados de julho está acontecendo na Rede de Ensino o Curso de Formação: Ensino Híbrido na prática, com discussões pertinentes ao momento atual ao qual estamos passando. Agora em julho teremos o replanejamento da Rede com discussões acerca dos resultados obtidos nas avaliações com vistas ao momento atual para ações assertivas no segundo semestre de desenvolvimento dos alunos. Em agosto iniciamos a formação intitulada: Habilidades sócioemocionais que acontecerá com os gestores e professores da rede. O Executivo Municipal  acompanha as ações  da Secretaria Municipal de Educação  sempre atenta às pautas atuais de formação e buscando  manter seu quadro profissional atualizado e qualificado”,   ressalta Dulce.

ASSESSORIA PMA