Prefeitura implanta Plano Diretor de Tecnologia da Informação até 30 de julho

O PDTI é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado e de boas práticas de gestão

• 29/06/2021 - 15:25

A equipe de Tecnologia e Informática da Prefeitura de Assis iniciou em junho um curso de capacitação para o desenvolvimento interno do documento estratégico de governança de tecnologia, denominado PDTI – Plano Diretor de Tecnologia da Informação.

Adriano Romagnoli, gestor de Tecnologia da Prefeitura e presidente do Comitê de Governança Digital, explica que os tempos modernos exigem que as organizações se preocupem cada vez mais em identificar a melhor forma de empregar seus recursos, sempre buscando a melhoria na qualidade dos serviços prestados.

“Isso significa melhorias no ambiente da gestão pública pelo aumento da eficácia organizacional, ou seja, agilidade nos processos, na estrutura, na comunicação e na eliminação da burocracia. Na atual era da informação, o uso estratégico da tecnologia da informação e a administração dos recursos de informática podem e devem melhorar o atendimento da população e o desenvolvimento sustentável do município”, enfatiza Adriano.

Ele ressalta ainda que nesse contexto, a Tecnologia da Informação (TI), durante muito tempo foi considerada apenas um item de suporte aos processos internos, uma fonte de despesas, sem influência direta nos objetivos e metas da gestão pública, hoje deve ser repensada como um fator crítico para a prestação de serviços públicos, resultando em crescimento da atuação do poder público.

Segundo o gestor de Tecnologia, “o trabalho que estamos desenvolvendo alinhará a estratégia de TI às diretrizes da administração municipal e irá prever as necessidades de investimentos e ajustes para os próximos quatro anos, com revisões anuais. Para Assis, o prazo estipulado para a apresentação e publicação do PDTI é 30 de julho de 2021”, esclarece.

ASSESSORIA PMA