Prefeitura e Secretaria de Cultura comemoram Dia Municipal do Ferroviário nesta quarta-feira, 30

Por muitas razões é preciso valorizar os ferroviários, preservar a memória do seu trabalho e das ferrovias brasileiras

• 30/06/2021 - 16:51 | Atualizado em 30/06/2021 - 17:33

A Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal de Cultura, tem a honra e o prazer de parabenizar os ferroviários neste dia 30 de junho.

O secretário Municipal da Cultura, Emerson Carlos Gonçalves, relembra a importância dessa classe trabalhadora, que por muitos anos, teve grande participação no desenvolvimento econômico e principalmente cultural de nossa cidade e região.

O secretário ressalta que é fundamental não deixar morrer a história da ferrovia em nossa cidade, pois foi através dela que o município chegou ao patamar populacional e desenvolvimento econômico atual.

“Os ferroviários fazem parte da nossa cultura regional, eles simbolizam o crescimento do Brasil, portanto trata-se de uma das mais nobres profissões do nosso país. Nesse sentido podemos considerá-los como patrimônio cultural que nos traz à tona a história dos caminhos e dos transportes no Brasil. E não apenas pelo passado, mas pelo presente”, destaca Emerson.

Atualmente o prédio da antiga estação é ocupado pela administração central da Secretaria Municipal de Cultura, onde também se encontra o “Espaço da Memória”, sala de exposições destinada a abrigar mostras e exposições sobre a memória e a história de Assis, aberta a toda a sociedade assisense. Entre os objetos em exposição, encontram-se vários ligados à ferrovia.

“Vamos torcer pelo Brasil um dia fazer novamente essa opção. E que possamos então comemorar, como fazemos todos os anos, o trabalho desse ator de grande destaque na história de desenvolvimento de nosso país, presença que povoa o imaginário de nossa sociedade, lembrada por tantos poetas e escritores", finaliza Emerson.

ASSESSORIA PMA