Conselho Municipal de Saúde inicia as pré-conferências para discutir as ações do SUS em Assis para os próximos anos

• 14/07/2021 - 15:48 | Atualizado em 14/07/2021 - 16:13

Com o objetivo de fortalecer o SUS e garantir a equidade para as populações atendidas, o Conselho Municipal de Saúde inicia as pré-conferências em cada um dos 6 territórios de saúde existentes em Assis, de forma híbrida, entre online e presencial.

O direito à saúde está garantido na Constituição Federal Brasileira de 1988 e o SUS, conquistado pela luta da população e dos trabalhadores da área, em 1990, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo o único a garantir acesso universal e assistência integral gratuita. As questões de saúde pública são muito abrangentes e não se limitam a dispor de consultas e medicamentos. A qualidade da água que você bebe, dos alimentos que você ingere, o controle de epidemias, entre outros, são todos abrangidos pelos SUS.

As pré-conferências e, posteriormente a Conferência, é o momento da população sentar e discutir, junto aos gestores e trabalhadores da Saúde, qual o rumo das ações de saúde que o município irá tomar pelos próximos 04 anos.

O Conselho Municipal de Saúde colocou como diretriz para a XII Conferência Municipal de Saúde, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de agosto, bem como para as pré-conferências, que ocorrerão entre os dias 20 de julho a 05 de agosto, discutir o cuidado integral no SUS que deve respeitar as especificidades de cada território e a singularidade de cada pessoa. Mais precisamente, ofertar mais ações para as populações vulneráveis, assim como, deve oferecer cuidados mais rapidamente para as condições de saúde mais graves.

Atentas a isso, a Conferência e as prés levarão em consideração para a articulação das propostas, os marcadores sociais das diferenças, como as questões raciais; questões de gênero, como a saúde da mulher e das pessoas LGBTQIA+; questões etárias, como infância, adolescência e velhice; questões das pessoas com deficiências; questões socioeconômicas, como da população em situação de rua, entre outras questões que surjam das falas de participantes. Nesse sentido ainda, também serão consideradas relevantes, as questões intersetoriais que envolvem, cultura, habitação, assistência social, trabalho, planejamento urbano, meio ambiente, e influenciam na nossa condição de saúde.

A fim de garantir a participação da população, mesmo em tempos de pandemia, está disponibilizado, até o dia 30 de julho, um questionário virtual que pode ser acessado através do endereço: link.assis.sp.gov.br/conferenciasaude.

A participação nas prés poderá ser feita presencialmente, em cada um dos territórios, ou online, através dos links disponibilizados no site da Prefeitura e demais redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde. A primeira pré-conferência está marcado para acontecer na próxima terça-feira, 20, às 19h na EMEI Aparecida Manoel da Mota que fica na rua Dona Palmira, 245, Vila Fiúza.