ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Especialista da Rede Municipal de Saúde traz dicas sobre cuidados com a saúde bucal das crianças em casa

Principalmente em virtude da pandemia, é importante que os pais e responsáveis monitorem diariamente a escovação dental dos pequenos


  • 16/07/2021 - 13:53

Foto: Departamento de Comunicação

Há mais de um ano vivendo o ‘novo normal’ em virtude da pandemia do novo Coronavírus, as crianças e adolescentes tentam se adaptar à rotina, mas dentro de casa, mantendo o isolamento social.

O coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde de Assis, Marcelo Gomes, explica que alguns estudos já mostraram que uma pessoa que testou positivo para COVID-19 tem alto nível de contaminação na saliva e a higiene bucal diária é fundamental, pois é capaz de reduzir o risco de transmissão e até mesmo contágio pelo vírus.

Marcelo afirma que com o isolamento social, a tendência é que as crianças relaxem quanto à higiene bucal, mas os pais e responsáveis devem, diariamente, acompanhar se os pequenos estão realizando a escovação.

“Para manter os pequenos longe das doenças bucais é necessário ensiná-los a fazer a escovação de forma correta, inclusive seguida do uso do fio dental. Algumas medidas simples podem ajudar a hora da higiene bucal ser mais divertida, como a escolha por escovas de dente com personagens e creme dental com sabor”, orienta Marcelo.

O especialista ressalta que para fazer a escovação de forma correta, é preciso entender que existe uma sequencia de procedimentos e que são considerados os principais passos para higienizar a boca da criança, como por exemplo, posicionar a escova na linha da gengiva, fazer movimentos circulares, escovar a parte interna dos dentes e o fundo da boca.

Marcelo garante que com essa prática diária dos pais e responsáveis, as crianças entenderão que escovar os dentes é como tomar banho e ao longo do tempo, realizarão a higiene bucal correta quando estiverem sozinhos.

“Em tempos de pandemia, devemos aproveitar essa oportunidade que os pequenos estão mais próximos, para orientar e acompanhar, além da rotina escolar e os cuidados contra a COVID, conscientizá-los de que os bons hábitos da higiene bucal desde a infância são fundamentais”, destaca Marcelo.

ASSESSORIA PMA


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta