ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Contra ataques cibernéticos, dados do servidor da Prefeitura são protegidos diariamente

Recentemente uma prefeitura na cidade de Leonardtown, nos EUA, foi alvo de criminosos que roubaram, através de um vírus, todos os dados


  • 26/07/2021 - 14:45
  • Informação publicada há 136 dias

Foto: Departamento de Comunicação

O Departamento de Tecnologia da Prefeitura de Assis, como forma de garantir a segurança de todos os dados em seu servidor, realiza backups diários, ou seja, cópias de segurança em rede local e em nuvem, na Amazon S3.

O gerente responsável de Infraestrutura de TI, João Gabriel da Silva Cândido, explica a importância de manter protegido o sistema de dados da municipalidade e garante que o fato ocorrido nos EUA, é exemplo para todos os órgãos públicos e demais empresas privadas, para que invistam na segurança digital de seus servidores.

“Nossos backups são realizados diariamente e de forma automática. As máquinas através de ambientes virtualizados realizam cópia incremental em horários distintos, em seguida, salva em servidor de backups na rede local. Uma segunda cópia é realizada em sistema remoto em mais dois locais, dentre eles, é realizado em nuvem na Amazon S3, que garante cópias de recuperação imediata de arquivos ou recuperação total de servidores virtualizados”, destaca Gabriel.

Ele enfatiza que todos os procedimentos são monitorados e informados através de mensagens de execução de backups, como bem sucedidas ou de falha.

O gerente de TI da Prefeitura diz ainda que, como forma de garantir mais proteção das informações, conforme a Lei 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados, recentemente houve a substituição do equipamento Firewall.

O caso do ataque cibernético ocorrido nos EUA foi destaque neste domingo, 25, no programa Fantástico.

“Durante a reportagem, ficou clara a importância de manter diariamente os dados protegidos por meio de backups. Após travar todos os computadores, a gangue virtual queria dinheiro para destravá-los, mas como a Prefeitura tinha o backup, ou seja, cópia simples dos arquivos, não cedeu à chantagem dos invasores”, lembrou Gabriel.

ASSESSORIA PMA


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta