Primeira noite no GEMA acolhe 10 moradores em situação de rua

Além de colchão com cobertores, banho quente, refeição noturna e café da manhã no local, equipes da Saúde aferiram a pressão arterial e conferiram se os moradores haviam recebido a vacina contra a COVID-19

• 29/07/2021 - 15:56

A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e a Secretaria Municipal da Saúde, realiza o projeto ‘Noites Solidárias’, nas dependências do Ginásio GEMA, que teve início na noite desta quarta-feira, 28,  com objetivo de acolher os moradores em situação de rua durante as noites de intenso frio.

De acordo com Cesar Nunes, secretário de Esportes e responsável por ceder a infraestrutura do GEMA, na primeira noite pernoitaram 10 moradores que estão em situação vulnerabilidade nas ruas da cidade.

“Eles tomaram banho, receberam refeição e puderam pernoitar com um pouco mais de conforto e longe do frio das ruas. Uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde esteve no local, conferindo a situação de saúde de cada um, com aferição de pressão e se já haviam tomado a vacina contra a COVID-19. Pela manhã tomaram café quente, com pão e manteiga”, relatou Cesar Nunes.

O prefeito José Fernandes visitou o local logo nas primeiras horas desta manhã, para acompanhar de perto o atendimento aos moradores que pernoitaram no GEMA.

“Com o frio intenso para os próximos dias, já articulamos com toda equipe oferecer mais esse espaço para acolher os moradores durante as madrugadas tão frias. Nosso projeto visa dar abrigo e acolhimento temporário a todos que necessitarem de um local seguro para se protegerem do frio. A princípio o atendimento seguirá até a noite de sábado, 31, sempre a partir das 19 horas”, frisa o prefeito.

A secretária da Assistência Social, Nadir Bléfari, explica que os trabalhos de abordagem noturna continuam sendo realizados pela equipe da Casa de Passagem, convidando os moradores para se alojarem na Casa de Passagem ou no GEMA.

“Quero agradecer também à Secretaria Municipal da Saúde, que tem realizado toda higienização no GEMA e através do “Pop Rua”, está presente no local com profissionais para aferição de pressão dos moradores e conferência da imunização de todos contra COVID-19, e ao Fundo Social de Solidariedade, que cedeu os cobertores”, finaliza Nadir.

ASSESSORIA PMA