Agosto Dourado reforça a importância da amamentação

Dados do Ministério da Saúde mostram que o aleitamento materno consegue reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos

• 04/08/2021 - 16:29 | Atualizado em 04/08/2021 - 16:34

Foto: Ministério da Saúde

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno, em agosto é celebrado o mês dourado no Brasil, dedicado ao incentivo da amamentação. A cor simboliza o leite materno, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um alimento precioso, como o ouro, já que contém células vivas e se modifica de acordo com as necessidades do recém-nascido.

Luciana Carvalho, Nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde, comenta que o tema esse ano é “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”, a Aliança Mundial para Ação do Aleitamento Materno pretende envolver toda a família, além de orientar sobre os cuidados com a pandemia da covid-19 durante a fase lactante.

“A amamentação é responsabilidade de todos. A mulher precisa ser apoiada pelo companheiro, pela família, pelos profissionais da saúde que forem atendê-la, por toda sua rede de apoio. É um momento único na vida da mulher, que precisa do apoio de todos ao seu redor, pois a amamentação nem sempre é fácil,” comenta Luciana.

A nutricionista destaca que com o aleitamento materno as crianças ficam protegidas de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Conforme a OMS, o leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês, pois fornece proteção de forma econômica e eficiente diminuindo as taxas de mortalidade infantil. Dados do Ministério da Saúde mostram que a amamentação consegue reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação é recomendável dos seis primeiros meses de vida até os 2 anos de idade, mesmo nas mães que testaram positivo para Covid-19.

ASSESSORIA PMA