Calor intenso favorece a presença de escorpiões em ambientes domésticos

Limpeza adequada em terrenos e residências é a melhor arma contra animais peçonhentos

• 14/09/2021 - 11:55

A Prefeitura Municipal de Assis, através do Departamento de Controle de Endemias, está mobilizada para combater a proliferação de escorpiões em diversos pontos da cidade.

De acordo com o coordenador do Departamento de Endemias, Rodrigo Caetano, com o aumento da temperatura, aumenta também a incidência de casos de escorpiões nas residências.

“O aumento desse número pode ser explicado com o crescimento da população, a ocupação dos espaços urbanos e também o desmatamento. Este é um período propício para o aparecimento de escorpiões, o que tem sido notado em todas as partes da cidade e não somente na periferia”, comenta Rodrigo.

O coordenador relata ainda que a presença de escorpiões é mais frequente em locais sem habitação e com presença de baratas, que se tornam vulneráveis para sua proliferação, como é o caso, por exemplo, de terrenos baldios, cemitérios e comércios que acumulam materiais inservíveis.

Aparições do animal peçonhento devem ser informadas ao Departamento de Endemias pelo número de telefone 3302-5558. Em caso de picada, o morador deve se dirigir à UPA imediatamente.

Saiba mais como se proteger contra os escorpiões:
Onde são encontrados:
Os escorpiões procuram alimento durante a noite e frequentemente invadem as residências, onde se instalam sem serem notados, pois durante o dia “desaparecem” em esconderijos escuros e úmidos. Eles se proliferam em frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, entre outros.

Gostam muito de umidade, de pouca luz e de insetos em abundância, principalmente baratas, ou seja, a presença de baratas significa ameaça de escorpiões em busca de alimento.

Prevenção a escorpiões:
A prevenção aos escorpiões envolve alguns cuidados básicos que devem ser adotados tanto em residências quanto em locais comerciais, industriais e empresariais:
• Vedar ralos, tanques e vãos;
• Consertar falhas na estrutura física, como buracos em paredes;
• Manter quintais e jardins limpos e aparados;
• Evitar folhagens densas junto a paredes e muros;
• Não deixar folhas amontoadas por muito tempo;
• Colocar o lixo em locais que possam ser mantidos fechados para evitar insetos que servem de alimento para os escorpiões.

Picada de escorpião:
Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns da picada de escorpião. Usar compressas mornas para alívio da dor.

Como evitar picada:
• Examinar camisas, blusas e calças antes de vestir. Inspecionar sapatos e tênis antes de usá-los;
• Sacudir roupas, toalhas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo;
• Afastar as camas e berços das paredes, evitar que roupas de cama e mosquiteiros se encostem ao chão. Não pendurar roupas nas paredes;
• Não colocar as mãos em buracos entre as pedras e em troncos podres.

O que fazer em caso de picada:
Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:
• Lavar o local da picada com água e sabão;
• Manter o local da picada voltado para cima;
• Não cortar, furar ou apertar o local da picada;
• Beber bastante água;
• Ir o mais rápido possível ao UPA ou ligar para o SAMU 192.

Portanto, manter a casa, quintal, e arredores limpos é a melhor forma de combate aos escorpiões em ambientes domésticos.

ASSESSORIA PMA