Assis conta com local para descarte correto de vidro

“... As garrafas de cerveja, de suco, vidros de conserva, copo quebrado, enfim, passam pela reciclagem e ganham uma chance a mais de ser útil”, destaca o prefeito José Fernandes

• 04/11/2021 - 16:13

A Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, tem desenvolvido constantes trabalhos de conscientização para o descarte adequado de lixo e outros resíduos sólidos que prejudicam o meio ambiente.

Uma das grandes vilãs sempre foram as garrafas de vidro e outros derivados, pois tem pouco valor comercial, com isso, a maioria das empresas que trabalham com reciclagem acabam deixando-as de lado, sendo descartadas em terrenos, calçadas entre outros locais públicos.

Agora o município conta com um local especifico de descarte para todos os derivados de vidro, localizado na rua Antonino José de Carvalho, 273, no Portal São Francisco.

De acordo com a Sócia proprietária da empresa Ecovidros, Djanira Oliveira Silva, a ideia da criação da empresa, foi justamente pensando no bem estar da população e dos empresários do ramo de bares e restaurantes, os grandes geradores desses materiais.

“Realizamos a coleta em Bares e Restaurantes, ou em qualquer local que contenha grande numero de garrafas de vidros para descarte, porém todos que tiverem derivados de vidro para descarte podem levar diretamente na Rua Antonino José de Carvalho, 273, no Portal São Francisco. Após a coleta, as garrafas são trituradas e encaminhadas para outras indústrias de reciclagem de vidro. Porém as garrafas e litros retornáveis são higienizados e usados novamente, assim como os potes de palmito e outros, que podem ser reutilizados”, explica Djanira.

Ana Paula Marques, Secretária de Agricultura e Meio Ambiente ressalta que de acordo com a lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, todos os grandes geradores de resíduos sólidos são responsáveis pela destinação adequada dos mesmos, e no caso das garrafas de vidro não é diferente, e com a chegada dessa empresa, facilitou muito, pois muitas vezes essas garrafas eram descartadas em locais inadequados.

“Há anos o município de Assis sofre com o descarte irregular de garrafas e outros derivados de vidros, o que se tornou um grande problema de saúde pública, pois acumula água se tornando um grande potencial para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, e esta empresa se tornou uma grande parceira em prol do meio ambiente”, comemora Ana Paula.

Para o prefeito José Fernandes incentivar a instalação de empresas com a visão ecológica é fundamental para Assis se tornar cada vez mais, um exemplo de cidade amiga do meio ambiente.

“As garrafas de cerveja, de suco, os vidros de conserva, os potinhos de papinha, aquele copo quebrado, enfim, passam pela reciclagem e ganham uma chance a mais de ser útil. Além de dar vida nova para os resíduos, o processo de “não jogar no lixo o que não é lixo” representa um respiro para nossa cidade e para o planeta”, finaliza o prefeito.

ASSESSORIA PMA