Combate à dengue: Assis realiza ações para eliminar focos de mosquito e evitar novos casos da doença

Departamento de Controle de Endemias realiza bloqueio com destruição de criadouro, e ações preventivas através do trabalho, casa-a-casa intensificado em toda cidade

• 18/11/2021 - 10:31

Dias mais quentes e as chuvas que têm caído constantemente em Assis formam a combinação perfeita para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Para evitar a formação de criadouros de larvas de mosquito e alertar a população sobre os cuidados necessários para o combate à doença, a Prefeitura de Assis, através  da Secretaria Municipal da Saúde, tem feito, constantemente, visitas casa-a-casa em todos os bairros do município.
De acordo com Rodrigo Caetano, coordenador do Departamento de Controle de Endemias, Assis registrou apenas 1 caso positivo de dengue nos últimos 35 dias.
“Nossa equipe tem visitado todos os bairros realizando trabalhos de conscientização e eliminação de criadouros do mosquito Aedes, e devido a este caso positivo na região da Vila Operária, estamos com a intensificação do bloqueio com destruição de criadouro para evitar novos casos na região”, informa Rodrigo.

Segundo a Secretária da Saúde, Cristiani Silvério, é fundamental conscientizar a população sobre as medidas preventivas de proliferação do Aedes aegypti. Por isso, os agentes utilizam as visitas para identificarem possíveis focos e orientarem os moradores a realizar ações simples, como emborcar, telar, furar, qualquer recipiente (como garrafas vazias, pneus, pratos de vasos de planta e até tampinhas plásticas) que possa acumular água por mais de cinco dias.
“A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água parada que pode se tornar possíveis criadouros, como calhas entupidas, caixas d’água destampadas, vasos e pratinhos de plantas, pneus, garrafas, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas entre outros”, orienta a secretária.

ASSESSORIA PMA