ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

CIDADE EM MOVIMENTO – Saúde Mental de Assis oferece oficinas terapêuticas como estratégia de cuidado a seus usuários

As oficinas promovem melhoria do autocuidado e socialização de pacientes e participantes


  • 29/11/2021 - 09:38 | Atualizado em 29/11/2021 - 12:35

Foto: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Assis, por meio da Secretaria de Saúde desenvolve oficinas terapêuticas aos usuários do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial II). De acordo com a coordenadora da unidade, Valéria dos Santos, as oficinas são destinadas as pessoas com sofrimentos psíquicos intensos, e sua característica é compor um espaço de acolhimento e inserção dessa população, transformando em uma importante ferramenta emancipatória e terapêutica que visam promoção à saúde, convivência e inserção social.

“Os momentos de integração e convívio no espaço do CAPS II visam proporcionar melhoria do autocuidado, aumento da autoestima, e socialização entre os usuários e trabalhadores, autovalorização, reinserção social e melhoria da qualidade de vida”, explica Valéria.

Confira as oficinas e suas metodologias:

Oficina Vida Verde – Atividades de Horticultura

Ocorrem semanalmente, na área externa do CAPS II de Assis e tem como metodologia, uma roda de conversa inicial com a técnica de referência, Claudia Rinhel, ao quais os usuários podem expressar sobre questões pessoais acerca do cotidiano e, posteriormente, junto com o oficineiro responsável André Henrique Ramos Bacci.

Na oficina “Vida Verde” é discutida as propostas de atividades coletivas para o dia, dividindo funções entre os participantes. Após o primeiro momento, eles desenvolvem ações como: plantio, adubação, capinagem, irrigação, manutenção dos canteiros e colheita, sempre considerando a especificidade e individualidade de cada usuário.

Oficina de Capoeira Angola

Uma ferramenta com recurso terapêutico e fortalece a inserção do usuário na comunidade, proporcionando mais autonomia, oportunidade de trocas afetivas, respeito a convivência com o diferente, fortalecimento do vínculo familiar e ressignificação da vida, tornando assim um espaço de promoção, interação social, lazer e cultura. Tudo supervisionado pelo oficineiro Irajá.

Oficina de Práticas Corporais

Realizada por Lívia Pellegrini tem o objetivo de promover encontro em grupo para experimentação de estados corporais/mentais, através da dança, teatro, hatha yoga, expandindo o repertório expressivo/afetivo do indivíduo.

A oficina proporciona momentos que influenciam e se entrecruzam, iniciando com aquecimento corporal, interações entre os participantes e, finaliza dizendo sobre as sensações vividas no encontro. Ações que convidam à ativação do desejo (seja ele qual for), ou no seu contorno, dando espaço para a livre expressão, compreendendo que a vida (corpo subjetividade) está em produção contínua e pede passagem.

É a nossa cidade em movimento


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta