CIDADE EM MOVIMENTO: Passeios no Ecotrem iniciam hoje, para toda população

Com passeios gratuitos os embarques serão realizados na Sede da secretaria da Cultura, antiga Estação Ferroviária a partir das 18h, no período de funcionamento do comércio até às 22h

• 06/12/2021 - 11:57 | Atualizado em 06/12/2021 - 14:51

Após a apresentação emocionante realizada na Praça da Vila Operária, na última sexta-feira, 3, o Ecotrem iniciou os passeios já no sábado com as crianças da Rede Municipal de Ensino, e a partir dessa segunda-feira, dia 6 de dezembro, estará disponível para toda população, a partir das 18h, no período de funcionamento do comércio até as 22h.

“Realizamos uma festa maravilhosa na última sexta-feira, foi um sonho realizado poder ver a alegria das pessoas que participaram desse momento histórico para nossa cidade. Ao chegar à antiga estação ferroviária, embarcado no Ecotrem, ver toda aquela gente, sorrindo, animada ao som da Banda Municipal, e depois na Praça da Vila Operária, lotada de familiares de ferroviários, alegres e felizes por esse resgate da memória da cidade. Foi para mim um momento inesquecível”, emociona o prefeito José Fernandes.

Um dos momentos marcantes da apresentação do Ecotrem foi a exibição de um vídeo com depoimentos de dois ferroviários aposentados, que falaram da emoção desse resgate histórico da ferrovia.

Joel Arruda de Oliveira, ainda lúcido no auge de seus 95 anos comentou que iniciou sua carreira na ferrovia alimentando a Maria Fumaça, arremessando tocos de madeira na fornalha. “Trabalhei 33 anos na ferrovia, tenho muitas saudades daquele tempo, dos amigos, a maioria já se foram. Tudo que tenho hoje foi devo a ela, o prefeito José Fernandes esta resgatando tudo isso. Principalmente para as nossas crianças que só ouviram falar do trem, agora vão poder passear nesse trenzinho”, comentou.

O maquinista aposentado Luiz Chizolini também participou das homenagens à ferrovia, destacou a importância dela para o desenvolvimento socioeconômico até meados da década de 80, e a coragem do prefeito José Fernandes em idealizar o Ecotrem. “Naquela época tudo girava em torno da ferrovia, a maioria das crianças queriam trabalhar na ferrovia, principalmente maquinista, e tive a honra de trabalhar na FEPASA, guardo com carinho até hoje  meu uniforme. Nosso prefeito foi audacioso e corajoso, ao transformar seu sonho em realidade, pode ter certeza, o sonho não era só dele, mas de muitos que gostariam de ver o apito do trem novamente”, finaliza Chizolini.

O Ecotrem estará inicialmente realizando passeios entre a antiga Estação até a Rua Tibiriçá, com percurso de ida e volta de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 18h, durante o período de funcionamento do comércio até às 22h. Os passeios são de graça.

Assis, cidade em movimento.

ASSESSORIA PMA