ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

MEIO AMBIENTE EM MOVIMENTO: Campanha de educação Ambiental Assis + limpa está de volta

O descarte correto de resíduos é crucial após encerramento do aterro da cidade


  • 18/01/2022 - 08:32 | Atualizado em 18/01/2022 - 09:14
  • Informação publicada há 325 dias

Foto: Departamento de Comunicação

A prefeitura de Assis através da secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente relança a campanha Assis + Limpa para informar e orientar a população sobre o descarte correto de resíduos. 

O intuito da campanha é começar o ano praticando a consciência ambiental, esclarecer dúvidas, reforçar a importância do descarte correto, reciclagem, reconhecer os problemas ambientais da cidade, buscar disseminar boas práticas para o bem comum, gerando uma cidade mais limpa, com qualidade de vida e sustentabilidade.

Ana Paula Marques, secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente destaca que, um dos pilares do Assis + Limpa visa desenvolver ação voltada às Caçambas, com o slogan “Caçamba não é lixeira” reforça que a contratação do serviço deve ser específica de acordo com o tipo de material a ser descartado, separado em duas classificações massa verde ou resíduo de construção civil.

Exemplos de materiais verdes:

Solos provenientes de terraplanagem, podas de árvores e gramas, entre outras massas verdes. Esses materiais podem ser reutilizados como compostagem.

Exemplos de materiais de construção:

Exemplo: tijolos, areia, gesso e pedaços de concreto, entre outros derivados de construção. Podem ser utilizados em estradas rurais.

“Infelizmente há o costume de jogar em caçambas todo e qualquer tipo de material considerado como inutilizável, sendo que muitos materiais se descartados corretamente e no lugar adequado podem ser reutilizados e reciclados. Por isso a importância de transformar essa prática em rotina para a população. Cada resíduo tem seu lugar correto de descarte” explica Ana Paula.

De acordo com Fábio Nossack, secretário Municipal de Planejamento, Obras e Serviços, qualquer outro material que não esteja nessa classificação deve ser descartado separadamente, seja recicláveis na coleta seletiva ou diariamente na coleta domiciliar.

Resíduos especiais como pneu, lâmpadas, pilhas, baterias, cartela de remédio seguem a logística reversa, o local onde vende também coleta e faz a destinação adequada.

“Não serão aceitas caçambas sujas ou misturadas. Pedimos a colaboração da população que, ao ver uma caçamba na rua não jogue lixo, pois estaremos aumentando a fiscalização, para evitar que resíduos inadequados sejam colocados nas mesmas” finaliza o secretário.

Saiba mais sobre educação ambiental:

"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."

Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.

Assis, Cidade em Movimento.

 

ASSESSORIA PMA

 


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta